Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como interagir com pessoas com Alzheimer

Como interagir com pessoas com Alzheimer

09/07/2018 Dra. Jacqueline Cássia de Castro

A doença de Alzheimer é um tipo demência, sendo a forma mais comum dentre todas as demências.

Como interagir com pessoas com Alzheimer

Essa doença consiste na perda de memória e outras habilidades cognitivas e funcionais que interferem na rotina diária. Do total de casos de demência diagnosticados, 60 a 80 por cento são doença de Alzheimer.

A população mais acometida pelo Alzheimer é aquela com 65 anos de idade ou mais, sendo a idade um fator de risco importante, mas a doença não é exclusiva da velhice, podendo ser identificada em pacientes mais novos.

A doença do Alzheimer é progressiva, e ainda não tem cura, mas pode ser estabilizada por meio de tratamento. Para quem convive com pessoas com Alzheimer é preciso saber se comunicar, já que a doença pode comprometer a comunicação do paciente ao longo do tempo.

A seguir sugerimos 5 dicas, baseadas nos indicativos da Alzheimer´s Society. Afinal, da mesma forma que eles encontram dificuldades para se expressar, devemos tomar cuidado com o que diremos. Saiba o que não se deve perguntar a uma pessoa com Alzheimer:

1. Você se lembra de quando….

Estimular a memória de um idoso com Alzheimer com este tipo de pergunta pode desencadear frustração ou causar tristeza caso ele não tenha mais lembrança de determinado acontecimento, pessoa etc. Além disso, não há evidências de que esta prática de “treinar o cérebro” ajudará alguém a manter a memória. Procure abordar o passado apenas quando o idoso fizer menção a ele, deixando que ele lidere o ritmo da conversa.

2. Mas eu acabei de dizer para você…

Para quem convive com alguém com Alzheimer é comum ter que responder a mesma pergunta diversas vezes. Por mais que seja frustrante para você, é ainda mais para o idoso que não se lembra do que foi dito devido a sua condição de saúde. Procure compreender e responder a pergunta quantas vezes for necessário.

3. O que você fez esta manhã?

Quem tem Alzheimer pode não se recordar de fatos recentes. Portanto evite perguntas que referenciam a algum fato e/ou evento.

4. O que você quer beber?

Evite fazer muitas perguntas abertas, pois a pessoa não consegue se lembrar da resposta. Em vez disso, pergunte dando alternativas como por exemplo, “você quer chá ou café?” ou mais simplesmente, “você quer uma xícara de chá?”

5. Você sabe quem sou eu?

Quando alguém com demência não o reconhecer, pode ser frustrante, mas lembre-se de que o sentimento é mútuo. Perguntar ao idoso se ele se lembra de você, pode fazer com que o idoso se sinta culpado, caso não se recorde da pessoa. Em vez disso, cumprimentar a pessoa com demência e, na medida em que perceber a condição do idoso, decidir se fala ou não seu nome para ele em tom de apresentação.

* Dra. Jacqueline Cássia de Castro é geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia.

Fonte: Dra. Jacqueline Cássia de Castro 



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso