Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Criatividade: da teoria à prática

Criatividade: da teoria à prática

12/07/2018 Oscar D'Ambrosio

Todos falam que é necessário ser criativo.

E muito se fala sobre a importância de apresentar soluções fora da caixa. E mais ainda se discute como apenas aqueles que tiverem essa capacidade irão sobreviver nos mercados do futuro.

Analogamente, verifica-se que a sociedade como um todo parece caminhar por vertentes mais conservadoras, tanto no exterior, como mostra os EUA, como no Brasil. Existe, portanto, uma certa incongruência entre essas duas forças.

É lindo estimular a criatividade e construir um discurso em torno disso, mas as forças que desejam manter o status quo se fazem presentes e de uma maneira nada desprezível. A distância entre teoria e prática parece então se fazer onipresente.

E como conviver com isso? A passagem da ideia para a ação envolve numerosas questões. A primeira delas reside em ter a convicção que ser criativo implica em mexer nas estruturas existentes. E isso não costuma gerar simpatia.

Enquanto se fala em mudar, todos são a favor, mas, quando se deseja implementar, as resistências começam. E são de várias ordens. Incluem desde ignorar encaminhamentos para alguma alteração de procedimento até apresentar tantas dificuldades para implementar alguma novidade, que a melhor alternativa parece ser a de nada fazer.

E assim se mantém tudo como está. O fato é que todos gostam de falar em mudança, mas tirá-la do projeto e colocá-la para funcionar não é tarefa corriqueira - nem tão fácil como muitos gostariam ou acreditam.

* Oscar D´Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves