Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nuvem pode transformar todo o negócio da construção

A nuvem pode transformar todo o negócio da construção

16/08/2018 Guilherme de Assis Brasil

São infinitas as possibilidades.

O acesso remoto de qualquer lugar do planeta e a segurança das informações guardadas em um local protegido contra incêndios, quedas de energia e até fenômenos da natureza são apenas alguns dos motivos pelos quais a nuvem pode ajudar o pequeno negócio do setor da construção a avançar rumo ao futuro.

A transformação necessária para colocar a construtora, incorporadora ou o escritório de engenharia no mapa da inovação tecnológica não era um processo simples até pouco tempo atrás.

Atualmente, no entanto, as ferramentas digitais permitem uma utilização fácil e intuitiva, e são pensadas até para aqueles usuários que não têm nenhum conhecimento profundo de tecnologia. As soluções em nuvem são capazes de transportar um enorme volume de informações apenas pelo seu navegador.

Normalmente o canteiro de obras fica distante dos escritórios da construtora e isso dificulta a integração de informações no dia a dia. Por meio de ferramentas disponíveis em nuvem, é possível que diferentes áreas, como administrativa, comercial, de suprimentos e de projetos, comuniquem-se entre si.

A gestão de obras é um ótimo exemplo de solução que, no passado, era utilizada apenas no escritório, com um software instalado em poucas máquinas, e agora pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer computador, independentemente de onde o usuário estiver.

Um exemplo claro: o gestor está no canteiro de obras e precisa visualizar um relatório elaborado no dia anterior, na sede da construtora. Antigamente ele teria obrigatoriamente salvado o arquivo em um dispositivo externo, encaminhado a si mesmo por e-mail ou, em último caso, levado o notebook para o canteiro de obras. Agora, na era da nuvem, esse profissional pode acessar o relatório de qualquer lugar. O único requisito obrigatório para isso é ter uma conexão de acesso à internet.

Tudo com segurança, controles de acesso e proteção das informações criptografadas, soluções de segurança mais que testadas na indústria de software. Não são muitos os passos necessários para que a empresa do setor da construção entre de uma vez na era da nuvem. A utilização de ferramentas que facilitem e permitam a integração de dados completos entre o gestor e seus times de campo é um enorme diferencial competitivo.

Por isso, pesquise no Google mesmo quais soluções e plataformas podem atender online e na nuvem às demandas do seu negócio, porque com todos esses benefícios, se a segurança das informações e a facilidade de compartilhamento e utilização não convencerem você, a economia que isso pode gerar para o negócio o fará.

* Guilherme de Assis Brasil é Diretor de Tecnologia e Produto do Sienge.

Fonte: Midia Link



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves