Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vacinação infantil: um problema de saúde pública

Vacinação infantil: um problema de saúde pública

17/09/2018 Joana Salaverry

Quais são os fatores que levam os pais a não imunizarem seus filhos?

Vacinação infantil: um problema de saúde pública

Há algum tempo, desde 2013 – de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização/Datasus – a cobertura de vacinação infantil para algumas doenças como: caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite, tem caído ano após ano deixando o país suscetível a surtos de doenças antigas, mas fatais.

O que nos leva às seguintes reflexões: quais são os fatores que levam os pais a não imunizarem seus filhos? Seria essa uma decisão individual posto que tenha grande impacto na sociedade como um todo? Como o Direito se posiciona no tocante a isso?

No tocante aos fatores que levam os pais a tomar a decisão de não imunizarem os filhos, destaco dois: um dos motivos é que muitas vezes ocorre o desconhecimento da doença para qual precisam imunizar seus filhos e, consequentemente, não conhecem seus riscos.

Por exemplo, em relação à poliomielite a mesma foi erradicada e não há circulação do vírus, no Brasil, desde 1990. O que corresponderia a uma geração de pais sem contato com as decorrências da citada doença.

Outro motivador a ser apontado seria o valor moral que traz à vacinação não como uma forma de prevenção visando o bem- estar social, mas como uma espécie de coerção estatal. O fato de a vacinação ser obrigatória tem como pressuposto proteger à saúde da população.

Sendo assim, quando os pais optam por não vacinarem seus filhos estão em conflito de um lado a saúde pública e de outro a liberdade individual. Acredito que a melhor forma de mediar o empasse é através da conscientização dos pais a respeito do seu papel de garante da saúde e do bem-estar dos seus filhos e da sociedade como um todo.

Quanto às medidas judiciais no que tange ao tema, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, impõe aos pais o dever de vacinar seus filhos. Em caso de descumprimento da tabela de imunização a escola da criança deve entrar em contato com o Conselho Tutelar que irá denunciar os pais ao Ministério Público, conforme ocorreu em caso recente, quando a Promotoria da Infância e Juventude de Jacareí/SP obteve uma medida liminar obrigando os pais a vacinarem os filhos.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária e, se mesmo assim, não foi efetivada a imunização ocorrerá a expedição de mandado de busca e apreensão das crianças para encaminhamento à Secretaria de Saúde para o recebimento das vacinas. Em última instância, o descumprimento pode até mesmo acarretar a suspensão ou perda do poder familiar.

Acredito que se os pais, realmente, tomarem ciência das consequências que a não imunização pode causar a situação pode ser revertida. Vivemos em uma época em que o “saber” ficou acessível a todos, basta um clique. No entanto, contra fatos não há argumentos. Que não precisemos pagar para ver.

* Joana Salaverry é advogada e curadora do projeto JusVírtua.

Fonte: WH Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira