Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 motivos para usar voz no lugar de mensagens de texto

5 motivos para usar voz no lugar de mensagens de texto

07/11/2018 Paulo Florêncio

A comunicação entre as pessoas e equipes de trabalho ganhou um aliado nos últimos anos: as mensagens de texto, que se popularizaram em todo o mundo.

5 motivos para usar voz no lugar de mensagens de texto

Uma pesquisa divulgada recentemente, referente ao mercado americano, apontou que os usuários de smartphones entre 18 e 24 anos enviam e recebem, em média, 4 mil mensagens de texto por mês.

Soma-se a isso a média de 120 e-mails que um funcionário de uma empresa média recebe diariamente e a utilização cada vez maior e mais permanente das mídias sociais, que no caso dos americanos o levantamento reporta que chega a quase 80% de todas as pessoas.

Apesar dos dados serem dos EUA, no Brasil a realidade é semelhante, e o resultado prático de tudo isso é que todos acabamos com uma montanha de textos para processar a cada dia. Por outro lado, há diversos estudos que apresentam as características diferenciadas da comunicação de voz e as vantagens que ela oferece.

Seth Horowitz, conhecido neurocientista, por exemplo, tem enfatizado em seus estudos que, infelizmente, de acordo com a realidade acima apresentada, nós evoluímos como ouvintes e não como leitores. Processar e-mails e textos (versus comunicação verbal) simplesmente vai contra a nossa natureza.

Baseado nesta perspectiva, apresento cinco razões pelas quais é imperativo, para a comunicação entre equipes de trabalho, usarmos nossas vozes, mesmo na era digital:

1. Melhor desempenho da equipe

A Harvard Business Review determinou que os padrões de comunicação não são apenas os melhores indicadores do desempenho da equipe, mas são tão importantes quanto todos os outros fatores combinados (incluindo habilidades, personalidades, inteligência e até mesmo o que se fala).

A comunicação verbal "face-to-face" é classificada como o meio de comunicação mais adequado, seguido pela voz (telefone e conferência). Texto e e-mail são classificados como os menos adequados.

2. Os atrasos de e-mail e diálogos via mensagens de texto

No mundo saturado de e-mails e textos, a maior parte do tempo que gastamos redigindo, respondendo e aguardando correspondências escritas pode ser mais bem aproveitada.

Como o tempo médio de resposta de um e-mail é de 23 horas, a comunicação por voz geralmente é a única maneira de garantir a colaboração em tempo hábil.

É a mesma comunicação que pode encurtar ou impedir longas trocas de e-mails ou mensagens de textos, trazendo clareza, direção e economia de tempo para todos os envolvidos.

3. A eficácia de "reuniões relâmpago"

Embora e-mails e cadeias de texto possam ser demorados e entediantes, reunir fisicamente os colegas ou organizar uma teleconferência com números de discagem pode ser um desafio.

As conversas rápidas com a equipe virtual podem colocar todos na mesma página com relativamente pouco esforço. Até mesmo um papo rápido de cinco minutos, em que algumas perguntas esclarecedoras podem ser feitas, pode trazer foco e compreensão para um esforço de equipe.

Os aplicativos push-to-talk da equipe permitem conversas rápidas e fáceis, com o toque de um botão.

4. A importância das nuances da voz

Sem o tom e a inflexão da voz, as mensagens escritas são muitas vezes mal interpretadas. Um estudo de 2005, da Fast Company, revelou que as pessoas identificaram corretamente o sarcasmo por e-mail apenas 56% das vezes, em oposição a 73% do tempo via comunicações de voz.

O autor do artigo explica: "Sem o benefício das inflexões vocais, é bem mais difícil comunicar sarcasmo, seriedade, frieza, formalidade, ou raiva. Emoticons e pontos de exclamação ajudam, mas não resolvem sempre".

A voz transmite nuances, e a nuance fornece clareza.

5. A expressão faz a diferença

Algumas comunicações são mais efetivas quando feitas com sentimento. Imagine tentar motivar um grupo de funcionários sem expressar paixão, entusiasmo ou gratidão. Ou dar um pedido de desculpas sem humildade.

A expressão pessoal é, muitas vezes, crítica, e as comunicações somente em texto são, por natureza, estáticas e impessoais. Da próxima vez que você precisar se comunicar, a voz pode ser o caminho a percorrer.

*Paulo Florêncio é Diretor Comercial e Cofundador do BiPTT, plataforma de comunicação instantânea, gerenciamento e monitoramento para equipes operacionais e de prontidão, e especialista em telecomunicações 



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais