Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O homem é sempre o mesmo…

O homem é sempre o mesmo…

12/12/2018 Humberto Pinho da Silva

A sociedade pouco evoluiu.

Dizia em alta voz, Senhora, no salão de chá, de famosa confeitaria: “ - No meu tempo não havia tanta desvergonha!” Como ela, todos somos tentados a dizer o mesmo. Parece-nos – talvez porque presenciávamos com olhos inocentes de criança, – que a colectividade de outror, era bem melhor.

Tirante a violência, que recrudesceu na via pública – que uns afirmam ser devido à miséria; e outros, à perda de fé e valores cívicos, – a sociedade pouco evoluiu. No meu tempo de menino, dizia-se: A falta de civismo era resultado da fraca escolaridade da população.

Asseverava-se, com ênfase, que a educação – queriam dizer: ensino, – resolveria todos ou quase todos, os males que afligiam a humanidade. Estavam redondamente enganados!...

Agora, todos ou quase todos, estudam. Muitos cursam o ensino superior, e saem das Universidades, licenciados, como cerejas de um cesto. E nem por isso os povos ficaram mais evoluídos…

Além de desvarios inclassificáveis, e insegurança constante: as guerras, são cada vez mais refinadas; a corrupção campeia por toda a parte, assim como a falta de escrúpulos e bandalheira…

Salvo raro e honrosas excepções, a classe politica, olha apenas para seus interesses, e não pelos interesses dos que os elegeram. Apesar do povo estar realmente mais culto, continua a não diferenciar: políticos honestos e desonestos. Qualquer papagaio palrador, o engana.

É verdade que a ciência evoluiu. Não tanto como se diz. A medicina ainda não resolve doenças que afligem a humanidade, e a sapiência de muitos clínicos, não passam de palavras… e mais palavras… apenas palavras…

O Homem, continua o mesmo. Pouco difere do das cavernas. Basta criar-se ambiente favorável, para emergirem sentimentos animalescos. Só há um meio, infalível, de melhorar o Homem: inculcar-lhe os ensinamentos de Jesus.

Se o Novo Testamento, fosse lido e relido; ensinado nas escolas; seguido como manual de conduta e educação; o mundo seria bem melhor. Infelizmente, expulsaram Cristo de Escola…Apenas O deixam entrar nas prisões…Se fizessem o contrário, não haveria, certamente, tantos criminosos…

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso