Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para refletir sobre o turismo que queremos

Para refletir sobre o turismo que queremos

02/05/2019 Grazielle Ueno Maccoppi

Especialista fala sobre como preparar e qualificar a oferta de atividades turísticas no Brasil

Para refletir sobre o turismo que queremos

Em 2018, o turismo brasileiro cresceu de forma impressionante: 6 pontos percentuais, com aumento de cerca de 6% na chegada de turistas internacionais. Foi um crescimento maior do que o da economia mundial, que expandiu em 3,7%. Esses dados mostram a importância do turismo como fio condutor da economia no Brasil. Porém, ainda há muito o que fazer.

Por exemplo, os brasileiros gastam muito mais em outros países do que os estrangeiros quando visitam o Brasil. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2018 os estrangeiros deixaram perto de US$ 5,9 bilhões em nosso país, enquanto os brasileiros gastaram US$ 18 bilhões no exterior em um período menor – de junho a dezembro do mesmo ano. Em apenas seis meses, gastamos três vezes mais do que recebemos.

Tendo isso em vista, a isenção de vistos para estrangeiros, implantada pelo Governo Federal no dia 18 de março, não é suficiente para impulsionar o mercado turístico brasileiro. Olhar para fora é importante, mas olhar para dentro, para a infraestrutura interna que temos para receber os estrangeiros, é indispensável.

Para ilustrar, entre os inúmeros fatores que impulsionam o turismo no mundo, as passagens aéreas acessíveis é um dos mais importantes. Para isso, é preciso ter estabilidade no preço do combustível, o que o Brasil ainda não alcançou.

Outra medida importante seria o investimento em pesquisas científicas. O Brasil possui uma quantidade enorme de atrativos turísticos, mas dispõe de poucos dados sobre a forma com a qual os estrangeiros visitam esses lugares, escolhem seus destinos e gastam seu dinheiro. Logo, ter mais informações permitiria traçar estratégias inteligentes para atender a demanda turística.

Por fim, é preciso preparar e qualificar a oferta de atividades turísticas. Para isso, as pesquisas se fazem mais uma vez essenciais, para aferir em que pontos fortes e fracos do Brasil, para aferir onde é preciso mais investimento. Com essas medidas, teríamos melhoras em todos os aspectos: infraestrutura, qualificação do atendimento, mais tecnologias e mais informações para os turistas.

Em conclusão, o olhar interno para estruturar o turismo de forma sustentável e acessível deve ser prioridade para o avanço da atividade no país. O crescimento do turismo nos últimos anos confirma que o setor é hoje um dos mais poderosos impulsionadores do crescimento econômico e do desenvolvimento mundial. É nossa responsabilidade gerenciá-lo de maneira sustentável e traduzir essa expansão em benefícios reais para todas as comunidades locais, criando oportunidades de emprego e empreendedorismo.

Texto: Grazielle Ueno Maccoppi - turismóloga, mestre em Turismo pela UFPR e coordenadora do curso de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter.



Um dos raros passeios de trem

No Brasil, temos que valorizar os raros passeios de trem que não estão a serviço da exportação dos nossos recursos naturais.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Um dos raros passeios de trem

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Na noite de 16 de julho, o Meliá Jardim Europa, em São Paulo, foi reinaugurado com a presença de investidores, executivos da rede e jornalistas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

De pequenos percursos diários a uma rota ao redor de toda a ilha, comece a planejar uma aventura de ciclismo com nosso guia de viagem.

Autor: Divulgação

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Uma novidade que promete encantar os participantes é o Ride Bike Fest.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo.

Autor: Vinícius Taddone

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Parceria com a Gyde permite que passageiros testem solução com dicas e atrações de diversos destinos atendidos pelo terminal mineiro.

Autor: Divulgação

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Livro que promove destinos turísticos é lançado em Capitólio

Obra integra, que integra projeto patrocinado pela Cemig, apresenta mais de 40 rotas turísticas com riqueza de detalhes e linguagem adaptada a diferentes públicos.

Autor: Divulgação


Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

Autor: Divulgação

Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda, pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Autor: Divulgação

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra