Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Onde está a boa educação?

Onde está a boa educação?

24/06/2019 Humberto Pinho da Silva

Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade.

Lamentam-se os paulistanos – e com razão, – que alguns motoristas de ônibus (autocarros), quando encontram idoso, isolado, na paragem, passam adiante.

Esse desrespeito, pelos idosos, verifica-se em todos países, pelo menos nas nações ocidentais. Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade. 

É sabida a história ocorrido com Sócrates: Chegando à Assembleia de Atenas, e vendo que não havia nenhum jovem, que lhe oferecesse o lugar, reclamou: - O dever da juventude é dar o lugar aos velhos, para quando forem idosos, os jovens, de então, façam de igual modo.

Mas as regras da boa educação e etiqueta, parece que foram esquecidas; assim como o tratamento de respeito, a pais e avós.

Antigamente, os progenitores eram tratados por Senhor. Ainda ouvi, no Brasil, muitas meninas, ao falarem com a mãe, dizerem: - A Senhora, quer que faça o jantar?

Vem tudo isso a propósito da cena que presenciei – já se passaram muitos anos, – quando viajava no elétrico, número, 13, que parava na Rua Duque de Loulé. Em regra, transportava, sempre, muitos estudantes, para Gaia.

Certa vez, o elétrico, encontrava-se repleto. Uma Senhora, entrou com dificuldade, e postou-se de pé, entre os estudantes, que se mantinham sentados.

Então, de repente, ouviu-se uma voz: - “Não há aluno do Alexandre ou aluna do Rainha, que dê lugar a esta Senhora?!…”

Era o Dr. Balacó, professor do Alexandre, que primava, pela delicadeza, e pela disciplina. Imediatamente, se levantaram, não um, mas todos os rapazes e raparigas, oferecendo o lugar.

Bom tempo, em que os professores eram respeitados, e se faziam respeitar. Se o caso se passasse no século XXI, certamente o Dr. Balacó, era enxovalhado, e ridicularizado, pelo gesto de bom educador.

Como os tempos mudaram!… E como foi que a juventude se tornou tal insensível e desrespeitadora?

Todos sabemos a resposta; mas poucos querem dizer; para não serem politicamente incorretos; e evitarem serem desfeiteados, na praça pública

É que quem não pensa ou age de acordo com a maioria, e com os que têm o poder: é marginado ou besta-quadrada.

Em democracia, como a que temos, quem não é: Maria vai com as outras, é vítima de mofa, e ridicularizado… E dizem serem democratas!…

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves