Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos

Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos

19/07/2019 Alexandre Farhan e Camila Falcari

Muito se tem comentado sobre os problemas de sustentabilidade do plástico em diversos segmentos.

Na verdade, mais do que atacar o doente para matar a doença, é preciso ir a causa e não o efeito. Então, para sanar os problemas dos dejetos plásticos é necessário que as coletas seletivas sejam implementadas com muito mais rigor em todas as esferas.

Os materiais plásticos definitivamente conquistaram o seu lugar no mundo e parece ser impossível serem substituídos em alguns componentes e peças, especialmente nos chamados Polímeros de Engenharia.

Com o avanço constante das tecnologias e novidades de mercado, se tornou necessária a criação de algum material que pudesse realizar ou suprir, como matéria-prima, inúmeros produtos ou outros artefatos.

E os plásticos são materiais que suprem muitas dessas necessidades, e além disso, proporcionam uma praticidade e inovação única.

Já ficou claro que selecioná-los adequadamente para uma aplicação, vai além de se obter algum tipo de vantagem econômica.

O objetivo dos Polímeros de Engenharia é valorizar o bom desempenho, garantia de qualidade, segurança das pessoas e até mesmo como uma forma de proteção para o meio ambiente.

Há cerca de dois anos, por exemplo, uma importante fábrica de caminhões, passou a ter embreagens totalmente de plástico. Antes eram feitas somente de almas metálicas e apenas recobertas com camadas plásticas. Isso só foi possível porque esses materiais apresentam propriedades que são capazes de substituir um metal.

Um exemplo disso é a Poliamida (mais conhecida como ‘nylon’), que suporta boas exigências mecânicas, térmicas, químicas, dentre várias outras características.

Hoje em dia, as áreas de aplicações são bem variadas, abarcando a indústria automobilística, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, embalagens, indústria alimentícia, indústria têxtil, cosméticos e hospitais.

No ramo automobilístico, materiais de engenharia permitem aos desenvolvedores de produto a criarem designs complexos para as peças apresentarem grande desempenho.

Para os eletrônicos e eletrodomésticos, além de exigirem uma boa resistência térmica, as peças feitas com esses polímeros também permitem a concepção de um design que acaba chamando muito a atenção do cliente. Já as indústrias têxteis contam com a Poliamida para a produção de roupas, tapetes e afins.

Ou seja, observando todas essas questões, podemos ter a noção da importância destes materiais e notar a maneira que eles atuam no nosso cotidiano e se fazem tão presentes e indispensáveis.

A Poliamida ou Nylon é um polímero bem conhecido e utilizado na indústria onde apresenta elevadas propriedades mecânicas, principalmente quando são sujeitos a altas temperaturas ou solventes. Ela foi um dos primeiros materiais a serem considerados como Polímero de Engenharia, por causa das suas ótimas propriedades.

A Poliamida foi desenvolvida no início da Segunda Guerra e seu principal uso foi na fabricação de paraquedas. O fato importante é que a partir da descoberta do Nylon ou Poliamida, principalmente a Europa e América deixaram de ser dependentes da seda japonesa.

Foi neste mesmo momento em que os Estados Unidos estavam com atritos nas relações diplomáticas e comerciais com o Japão, por causa do pós-guerra.

Há uma história, que o nome Nylon seria uma afronta aos japoneses cuja tradução seria: “Now you´ve lost, old nippon” (Agora você perdeu, meu velho Japonês).

Por fim, vale ressaltar, que a cada momento materiais como esse estão sendo analisados, estudados e melhorados para garantirem ainda mais sua performance e suprirem as necessidades do mercado mundial.

* Alexandre Farhan é diretor-técnico da Escola LF de cursos profissionais em plásticos.

* Camila Falcari é técnica em plásticos e aluna da Escola LF de cursos profissionais em plásticos.

Fonte: Vervi Assessoria



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito