Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é um “lifelong learning”?

Você é um “lifelong learning”?

05/02/2020 Efigenia Vieira

As plataformas de ensino online atuais são inovadoras e vêm se popularizando e fazendo cada vez mais parte de nosso cotidiano.

O modelo de educação, que começa na escola básica e vai até a formação superior, não oferece há muito tempo o que é necessário para que uma pessoa tenha sucesso em sua vida pessoal e se mantenha competitiva no mercado de trabalho.

Com a ascensão de um novo conceito de aprendizagem é essencial que as pessoas tenham a capacidade de aprender ao longo de toda a vida. As plataformas de ensino online atuais, tais como: UnCollege, Udemy, Coursera, Singularity University e MOOC’s são inovadoras e vêm se popularizando e fazendo cada vez mais parte de nosso cotidiano.

Ainda, com a era tecnológica, o modelo de aprendizagem vivencia mudanças em alta velocidade dentro do mundo há muito globalizado. Entretanto, as mudanças anunciadas ainda não acompanham a tecnologia. Percebe-se o empenho das instituições de ensino neste sentido e, especialmente, dos aprendizes e alunos protagonistas que, por meio da recusa do “mais do mesmo”, começam a propor soluções criando plataformas, grupos e experiências disruptivas para a transmissão do conhecimento. Estas são ações, que por fim, demonstram que é possível aprender de diversas formas.

Neste contexto, surge a expressão “Lifelong Learning”, que se traduz no ato de se manter uma atitude positiva para a aprendizagem tanto no contexto profissional quanto no pessoal. Trata-se de se tornar um eterno aprendiz, compreendendo que as coisas mudam a todo tempo e que quanto mais se sabe, mais se percebe que há muito ainda a se aprender.

O Lifelong Learning possui uma curiosidade insaciável, um desejo enorme pelo saber, busca aprender como se fosse viver infinitamente. O seu interesse não é só por saber, mas também por experimentar, já que esta é uma das mais efetivas e divertidas maneiras para se aprender algo.

Como bem relata o escritor Alvin Toffler (1928-2016): “Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”.

Veio instantaneamente à minha lembrança um episódio vivido há pouco tempo, em uma entrevista de emprego, onde buscava encontrar um CFO (Chief Financial Officer). Perguntei a um profissional: “Me fale sobre você?” Ao contrário do esperado, pelo menos do que acontece frequentemente nestas ocasiões, ele não recitou seu material curricular falando com destreza sobre os seus resultados, conquistas, capacidade de gestão e dados afins. Surpreendam-se! Os seus olhos brilharam ao descrever sobre sua última experiência ao aprender a esquiar e a criar grupos de pessoas para ensinar sobre a sua vivência.

Além de possuir um currículo cuidadosamente escrito com empresas e cargos de real valor, me vi diante de um profissional que se diverte aprendendo e disseminando o aprendizado em suas múltiplas vertentes. Nossa entrevista foi agradável e transcorreu naturalmente. Havia espaço para a explanação de conhecimentos técnicos e aspectos comportamentais se tornavam presentes naturalmente. Estava diante de uma pessoa que busca em sua rotina, e mesmo fora dela, o aprendizado e o ensinar. O processo continuou e ele ficou entre os finalistas.

Desperte! Em um mundo que gira entre tendências e inovações, haverá no tempo um novo “tic-tac”? Somos, como sempre, muito, mais muito mais do que já vivenciou a civilização. Somos donos do tempo.

* Efigênia Vieira, CEO da Upside Group.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter