Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Homeschooling: legalize já!

Homeschooling: legalize já!

13/02/2020 Diogo Freitas

Em um país tão extenso territorialmente e com tantas diferenças sociais, a realidade da educação infantil, fundamental e do ensino médio é agonizante.

Homeschooling: legalize já!

Sim, existem bons exemplos na rede pública de educação e também excelentes escolas particulares, mas, em linhas gerais, o ensino para a população mais carente e nas regiões mais remotas pede socorro.

No tocante a inclusão para pessoas com necessidades especiais, o cenário piora, já que adaptações são necessárias e profissionais preparados também. Entretanto, se para o senso comum está ruim, como ficará bom para aqueles que precisam de cuidados mais latentes?

Desde dificuldades de transportes públicos adaptados e estrutura física preparada nas escolas até o despreparo dos educadores: as famílias enfrentam uma luta muito grande diariamente.

O ideal é que existissem vagas suficientes em escolas regulares e preparadas para receber alunos neuro típicos e especiais num mesmo local. Dessa forma, separando por sala um aluno deficiente apenas quando o grau de comprometimento do mesmo, de fato, ser um impeditivo para acompanhar seus pares.

De outra forma, centros educacionais especializados para pessoas especiais muito comprometidas separados das escolas regulares, como propõe o Projeto de Lei 3.261/2015, não parece uma boa alternativa para as famílias - tendo em vista questões históricas e as políticas públicas, que seriam, nessa caso, de exclusão e não de inclusão.

Uma escola ampla, adaptada e preparada para receber qualquer tipo de aluno, dando a ele as atividades necessárias para o seu desenvolvimento, segundo suas necessidades, mas sem excluí-lo socialmente, bem como sua família, é o que rege os princípios básicos de uma sociedade humana e solidária.

O homeschooling, ou ensino domiciliar, passa a ser, então, uma boa alternativa para as famílias que, mesmo tendo boas escolas como alternativa, optam pelo ensino doméstico. No entanto, esse ensino teria que seguir as regras delineadas no PLS 490/2017, que garante um  aprendizado de qualidade aos estudantes. 

Outra vantagem do homeschooling seria o impacto positivo nos casos de evasão escolar, infelizmente tão comuns no país. Segundo os artigos 246 do Código Penal e 205 da Constituição, os pais e demais responsáveis legais têm a obrigação legal de proporcionar ao estudante uma educação de qualidade junto com o Estado, e o ensino domiciliar seria mais uma possibilidade.

Para tal,  é necessário que esse modelo de ensino seja legalizado por meio de um dos projetos de lei apresentados, porém, tramitando no congresso com os parâmetros devidamente esclarecidos, já que até o STF se manifestou contrário, a fim de que a LDB (Lei 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) seja alterada.

Diogo Freitas é advogado especialista em Direitos Sociais, professor pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Mestre em Direito Público, autor de livro e diretor do IEAC (Instituto de Educação e Análise do Comportamento), além de pai de um menino autista.

Fonte: IEAC / Mondoni Press



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter