Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que não fazer ao investir em 2020?

O que não fazer ao investir em 2020?

20/02/2020 Augusto Luiz Pellicer

Saiba quais erros não cometer.

O primeiro mês do ano já se encerrou e com isso fica a reflexão quanto a quais promessas de ano novo ainda devem seguir com projetos e possíveis execuções, e quais outros tantos vão ficar apenas no papel.

O mercado financeiro no nosso país está passando por um momento único, a economia como um todo está desabrochando sob um novo aspecto, que pode ser encarado sob diferentes lentes, como um momento positivo e ao mesmo tempo incerto e volátil.

A taxa básica de juros na economia (Selic) permanece em sua mínima histórica, mirando ainda mais uma queda de 4,5% ao ano para 4,25%, de acordo com o relatório Focus (BCB).

A inflação (IPCA) permanece controlada em patamares próximos a 3,5% ao ano. Ainda assim, o desemprego continua em níveis dignos de nota, o crescimento econômico inicia o seu movimento a passos mais lentos do que o esperado, e o cenário político nacional e internacional permanece sendo a pauta das volatilidades dos mercados.

E com isso, especialistas respondem todos os dias a perguntas do tipo: Como investir em 2020? Quero mencionar alguns dos erros que não devem ser cometidos ao realizar investimentos nesta nova década.

Evite a presunção da experiência. O cenário que o Brasil está passando é único, seja por conta dos movimentos de mercado ou pela tecnologia envolvida e a velocidade da informação.

Sua experiência no mercado financeiro sem dúvida poderá auxiliar muito na tomada de decisão ao investir neste novo ano, porém, saiba que você está muito longe de possuir todas as respostas.

Hoje mais do que nunca é imprescindível o aprendizado contínuo, portanto, leia todos os dias as notícias de mercado, informe-se diariamente quanto as novidades relacionadas a regulamentação de novos produtos ou novas formas de se interagir com os mesmos.

E caso perceba que essa dinâmica não lhe apetece, saiba se apoiar em quem esteja dentro dessa rotina, seja através de um parceiro de negócios ou assessor de investimentos.

Conhece a ti mesmo, com profundidade. Sim, você já está bem habituado com esse aforismo, talvez não nesse contexto.

Diariamente, me deparo com investidores que se julgam arrojados, ou conservadores e que respondem os seus questionários de perfil de investidor como tal, porém, por várias vezes, suas atitudes contrastam do resultado ali apresentado.

Caso você tenha um perfil arrojado, compreenda o que ele é: Como você lida com as oscilações negativas em seu patrimônio? Como você encara a volatilidade de uma operação que tem a sua expectativa no longo e não no curto prazo? Você consegue ficar confortável quando o cenário do mercado foge além das análises, estudos e projeções?

Reflita quanto a essas questões. E no contraponto, caso você seja conservador e saiba que a taxa de juros está em sua mínima histórica, é possível compreender que não irá receber muito além disso? Entende que quando os noticiários falarem dos recordes positivos ou negativos da bolsa, você estará fora disso?

A sua carteira de investimentos será como uma caminhada no parque e isso tem os seus pontos positivos e negativos, mas você deve estar consciente disso.

A zona de conforto e a procrastinação vão tentar lhe manter sentado vendo os centavos crescendo a cada mês na poupança, mas você é maior do que isso.

Saiba aproveitar as oportunidades desse momento, não deixe com que os vícios nos investimentos tradicionais, o impeça de alçar voos maiores. Aproveite o dia!

* Augusto Luiz Pellicer é sócio da Monteverde investimentos.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito