Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O resgate da empresa missionária pode salvar seu negócio

O resgate da empresa missionária pode salvar seu negócio

07/05/2020 Eduardo Pacheco

Ainda trazíamos aquela típica esperança que aflora no réveillon: ano novo, projetos e expectativa alta.

E, embora já houvesse alguns sinais que um vírus do outro lado do planeta pudesse se transformar em pandemia, as projeções para 2020 seguiram otimistas. O cenário mudou e em março fomos atingidos em cheio, trazendo-nos, a tiracolo, uma crise de enorme dimensão.

O que fica para nós, agora, diante de tal dificuldade macroeconômica, é como os empresários, grandes ou pequenos, podem percorrer este momento que vivenciamos sem muitos arranhões.

Certa vez, ouvi um sábio conselho de um aluno, diretor financeiro de um grande grupo, que me disse à época: “a Bíblia é o melhor livro de negócios de todos os tempos”.

Curioso, comecei então a ler o Livro, tentando manter a racionalidade de um homem de negócios. E, transcorrendo a leitura, percebi que a raiz de tudo o que fazemos para atrair e manter clientes existe há séculos.

Independente de qualquer crença, na Bíblia encontramos as melhores práticas de liderança, recrutamento, entrega e reuniões motivacionais. Com olhar empresarial, pude perceber que todos os itens listados acima estão conectados a uma única coisa: à missão.

É fato que, ultimamente, o propósito se sobrepôs a missão, dando a percepção de que devemos preferir olhar para nós ao invés de olhar para o outro. O ‘eu’ coordena nossas decisões e o resultado nos trouxe a importância dos ‘por quês’ acima dos ‘o quês’.

No entanto, em momentos de crise, como o que estamos vivendo agora, isso está longe de ser suficiente para salvar as empresas e precisamos aprender mais a exercer os ‘o quês’ se quisermos contribuir e sobreviver.

Com foco em propósito, pensamos: “por que eu vou fazer algo?”. Enquanto o pensamento, em missão, é “como posso garantir que o outro se transforme em algo melhor?”. 

A questão principal é: se não estivermos focado no que fazer, responderemos efetivamente as novas necessidades dos clientes, que mudaram com a pandemia causada pelo novo coronavírus? Estamos prontos para fazer o que é preciso e nos adaptar rapidamente, colocando a missão à frente do nosso propósito?

Por isso retomo o conselho do meu aluno. É na Bíblia que encontramos que as pessoas são atraídas pela promessa de cumprimento da missão de Jesus e não pelo propósito Dele. Sua missão nos serve bem e o objetivo de Sua vida somos nós, que nos transformamos, e não Ele próprio.

Sendo assim, crise existe quando você não consegue mostrar ao cliente que sua verdade pode e irá mudar a situação problemática dele.

É o seu trabalho que irá ajudá-los a superá-la, pois isso é a missão e fazê-los perceber qual é o seu verdadeiro compromisso, garante a continuidade dos recebimentos, uma vez que eles passam a vê-lo como essencial.

Portanto, pergunto: o que você pode fazer para transformar seu cliente em algo melhor? Você está pensando e agindo em consonância com sua missão todas as vezes que faz contato com eles?

Estou certo de que as empresas missionárias serão as que conseguirão sair fortalecidas desse momento e, mais do que nunca, é hora de pensar no que fazer e agir rapidamente para manter o foco na evolução dos clientes.

* Eduardo Pacheco é CEO & Co-Founder Obvia Education Technologies, Co-Founder Park Idiomas Franchising, Co-Founder & Co-President Park Education Group.

Fonte: Markable Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito