Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para pequenas e médias empresas se reinventarem em tempos de crise

Dicas para pequenas e médias empresas se reinventarem em tempos de crise

08/06/2020 Jandaraci Araújo

Todos fomos surpreendidos por um inimigo invisível que além de ceifar vidas também está abalando a economia mundial.

Nesse cenário os pequenos e médios empresários são os mais atingidos, alguns setores mais que outros, mas todos impactados em suas receitas. Empreender sempre foi desafiador, principalmente no Brasil. Mas e agora José? Sentar e chorar ou vender lenços? Não é uma decisão simples e tampouco fácil de executar, contudo, para sobreviver é preciso se reinventar.

Setores que devem se reinventar completamente são os de eventos, turismo e lazer. Não há protocolo, em um cenário atual, que esses setores devam crescer ou se recuperar rapidamente após a reabertura, ou volta da “normalidade”. E aqui surge a primeira dica - busque entender seu consumidor, o que ele pensa sobre o retorno, quais suas expectativas, que hábitos ele mudou e pretende manter pós–quarentena. Lembre-se, ele também foi afetado pela crise, e suas necessidades sociais, emocionais e funcionais também mudaram. Pesquise, pergunte, quem sabe não surja uma ideia de um novo negócio.

Ser digital tornou-se obrigatório. Se seu negócio ainda não está no mundo digital, corra que ainda há tempo. De produtos a serviços, tudo pode ser vendido de forma online, acredite, tudo. Grandes empresas facilitaram a adesão de pequenos negócios em seus marketplaces, como, por exemplo: o Magazine Luiza. O Sebrae SP também oferece uma plataforma de venda / serviços para quem está fazendo os cursos online. Se você era resistente ao mundo virtual, mude já. Use e abuse das ferramentas e das plataformas que permitem você vender sem altos investimentos - Instragram, Facebook, e Whatsapp Bussines. O digital cresce a cada dia.

Busque parcerias e associe-se. Existe um ditado africano que fala – “Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá em grupo.” Explicita bem a importância das parcerias, alianças e associações. Fazer parcerias em tempos de crise é fundamental para captar novos clientes, inovar sem altos investimentos.

Pontos importantes a serem observados ao escolher a empresa parceira são:

- Atingem o mesmo público-alvo que a sua empresa?

- São complementares ou concorrentes?

- Crie uma proposta que deixe explicita as responsabilidades e os resultados de cada um.

Trabalhar sua marca nunca foi tão importante, ter uma marca forte e com boa reputação, é importantíssimo. Qual o propósito da sua marca? O que além de buscar vendas, sua empresa ou marca tem feito pela sociedade?

Agora a dica de ouro, reavalie os custos e gastos do seu negócio. Cuide do fluxo de caixa, renegocie suas despesas fixas, reveja seus preços. Busque uma forma de ter uma renda extra, que tal participar de um programa de afiliados? Você irá descobrir que há várias alternativas de venda dos seus serviços ou produtos. E procure manter a calma, desespero é o pior conselheiro. Cuide de sua saúde, afinal nenhum CNPJ, vale sua vida.

Fonte: Jandaraci Araújo, subsecretária de empreendedorismo e pequenas e médias empresas do estado de São Paulo



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito