Portal O Debate
Grupo WhatsApp

No agronegócio, transformação deve ser rotina

No agronegócio, transformação deve ser rotina

22/06/2020 Robinson Cannaval Junior

Do ponto de vista de negócios, transformação é a rotina.

No agronegócio, transformação deve ser rotina

O contexto que estamos passando é diferente para todos. Independente da área de atuação, tamanho do negócio, tempo de mercado, todas as empresas sofreram algum impacto com a pandemia. 

Em um momento como o atual, o dilema enfrentado por empresários é: devo focar em sobreviver no presente (execução) ou em planejar o futuro (estratégia)? Afinal, uma certeza é que o tempo é um recurso limitado e cada escolha, representa uma renúncia.

Contudo, gostaria de trazer uma visão diferente sobre o momento atual para a gestão de negócios. Estamos, sim, vivendo grandes transformações e uma situação difícil para diversas pessoas. A pandemia possui um grande impacto social e deve ser levado à sério por todas as consequências que já ocorreram e que ainda virão. Do ponto de vista de negócios, porém, transformação é a rotina. 

Quando os consumidores não estão alterando hábitos de compra porque estão passando mais tempo em casa, um concorrente está lançando um novo produto que ameaça seu principal mercado. Ou, um colaborador essencial para um processo pede demissão. Ou, a equipe está desmotivada. Enfim, na rotina de gerenciamento de um negócio, sempre teremos uma razão válida para criar um dilema: devo focar em sobreviver no presente ou em planejar o futuro?

O lado difícil da resposta a esta pergunta é que, para um negócio de sucesso, não há espaço para encarar o presente e o futuro como coisas separadas. As ações tomadas agora moldam o futuro da organização. E, certamente, a visão de futuro construída para a empresa determina as ações que devem ser tomadas no presente. Não há, portanto, uma distinção clara entre execução e estratégia. São conceitos que, apesar de tentarmos separar em disciplinas, são altamente interdependentes entre si. O desafio é conseguir estar preparado para as adaptações necessárias.

Para ilustrar, vamos considerar o setor de ovos de galinha. Este setor apresentou, novamente, crescimento na produção no primeiro trimestre. Comparado ao primeiro trimestre de 2019, a produção trimestral cresceu 3,4% em 2020, com 961 milhões de dúzias. Entre 2019 e 2018, também foi observado aumento, de 7,9%.

Para o segundo trimestre de 2020, recentes conversas com produtores de ovos de galinha apontam para crescimento da produção pelo aumento da demanda no mercado interno.  

Dois anos consecutivos de crescimento de mercado geram oportunidades para as empresas. É um ambiente para consolidação de clientes atuais, ganhar novos clientes, reduzir custos com escala, decidir sobre projetos de expansão. Empresas com execução mais eficientes largam na frente. O crescimento de produção e da força de venda é menos turbulento, com processos, indicadores e metas bem definidos. 

A questão que fica, porém, é quais oportunidades devo investir? Novamente, execução e estratégia se misturam. Quais os processos críticos para o meu negócio? Melhor crescer vendas em clientes atuais ou explorar novos mercados? Qual o posicionamento a ser adotado nos novos mercados? Não possuir as repostas de perguntas estratégicas, então, se torna um gargalo para as decisões do presente e o elo entre execução e estratégia fica mais evidente e essencial.

Ter uma visão abrangente do setor de atuação, entender as mudanças do ambiente de negócios, definir os investimentos com maior retorno, monitorar a operação, lidar com clientes e realizar tarefas diárias essenciais para o gerenciamento do negócio ocupam mais tempo que o disponível. Uma alternativa para auxiliar na visão do elo entre execução e estratégia é a contratação de consultoria de planejamento.

Estamos em um momento agudo do momento atual e grande incerteza sobre sua evolução. Porém, quando tudo isso passar, será possível identificar as empresas mais resilientes e preparadas para mudanças. Essas empresas terão conciliado execução e estratégia com disciplina.

Podemos não conhecer as respostas com relação ao futuro, contudo é fundamental compreender agora as perguntas a serem feitas.

Não há como fazer omelete sem quebrar ovos.

* Robinson Cannaval é diretor e sócio-fundador da Innovatech Consultoria. 

Fonte: FONTE Comunicação



Exportações do agro mineiro atingem US$ 6,6 bilhões de janeiro a maio

Pela primeira vez na série histórica, Minas sustentou a marca de mais de US$ 1 bilhão exportado mensalmente nesse período.

Autor: Divulgação

Exportações do agro mineiro atingem US$ 6,6 bilhões de janeiro a maio

Celeiro do mundo, agro precisa debater mais pautas sobre o clima

Governos e instituições globais devem reconhecer a urgência de apoiar startups que endereçam soluções ao setor e produtores que querem realizar a transição para uma agricultura regenerativa.

Autor: Henrique Galvani

Celeiro do mundo, agro precisa debater mais pautas sobre o clima

Cemig lança programa que beneficia produtores rurais mineiros

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.

Autor: Divulgação

Cemig lança programa que beneficia produtores rurais mineiros

Volkswagen lança campanha com Luan Santana para o agronegócio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar uma nova campanha focada no agronegócio com o cantor Luan Santana.

Autor: Frota News

Volkswagen lança campanha com Luan Santana para o agronegócio

Embrapa vai coordenar evento que reúne instituições dos cinco continentes

Especialistas do Brasil e exterior, incluindo um Nobel da Paz, vão discutir sustentabilidade do agro e segurança alimentar.

Autor: Divulgação

Embrapa vai coordenar evento que reúne instituições dos cinco continentes

Como a automação permite ao agronegócio superar desafios climáticos

O perfil de risco das alterações climáticas na indústria alimentar e no agronegócio é complexo.

Autor: Fernando Cesar Rocha

Como a automação permite ao agronegócio superar desafios climáticos

De olho no futuro do agro brasileiro

O Brasil passou de importador a um dos principais exportadores mundiais de alimentos em apenas quatro décadas.

Autor: Fábio Torquato

De olho no futuro do agro brasileiro

Tecnologia e inovação no agro: as tendências para o setor em 2024

Utilização de inteligência artificial, e principalmente, a maior redução do impacto de emissões de carbono ao meio ambiente tornam-se aliados ao mercado agrícola.

Autor: Divulgação

Tecnologia e inovação no agro: as tendências para o setor em 2024

Estratégias de marketing na internacionalização de empresas agrícolas

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja, café, açúcar, carne bovina, e uma série de outros produtos agrícolas essenciais.

Autor: Ricardo Martins

Estratégias de marketing na internacionalização de empresas agrícolas

Transformação digital no agro brasileiro: inovações em 2024

As tendências de inovação no agro brasileiro e as tecnologias que impulsionam a eficiência e promovem práticas agrícolas sustentáveis.

Autor: Divulgação

Transformação digital no agro brasileiro: inovações em 2024

Agronegócio: a importância de mais investimentos e crédito para o setor em 2024

Não há dúvidas que a agricultura evoluiu muito, afinal, em 40 anos.

Autor: Henrique Galvani

Agronegócio: a importância de mais investimentos e crédito para o setor em 2024

O agronegócio precisa se preparar para os impactos da mudança climática

A mudança climática está afetando o mundo e a forma como vivemos. Basta acompanharmos as notícias, que podemos ver esses impactos de forma clara e nítida.

Autor: James Hodge

O agronegócio precisa se preparar para os impactos da mudança climática