Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Caminho de Saint-Hilaire

O Caminho de Saint-Hilaire

11/08/2020 José Fernando Aparecido de Oliveira

Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire, o botânico francês que ficou conhecido mundialmente apenas como Saint-Hilaire, explorou, entre os anos de 1816 e 1822, a parte central do Brasil colônia e um pouco do sul.

Estudioso, integrou os primeiros grupos de cientistas vindos da Europa com o intuito de mapear, identificar e catalogar as espécies naturais da fauna e flora do Brasil desconhecido.

Dessas andanças em terras brasileiras, Saint-Hilaire reuniu mais de 30 mil amostras, sendo que 24 mil eram de espécies de plantas e seis mil espécimes de animais. A maior parte dessas espécies receberam pela primeira vez relatos e identificação.

Em suas andanças por Minas Gerais, dedicou capítulo especial a Serra do Espinhaço, ao distrito Diamantino, município do Serro e parte do que hoje é o município de Conceição do Mato Dentro.

Talvez tenha sido o primeiro a se impressionar com as belezas de Conceição do Mato Dentro, como fez em relato quando passou pela área que envolve a cachoeira Rabo de Cavalo, no distante ano de 1817.

Saint-Hilaire já destacava que ali era um divisor natural entre as bacias do rio Doce e do São Francisco, quando se vê claramente pequenos cursos d'água descendo para uma ou outra bacia, bem na crista do Maciço do Espinhaço.

Foram muitos os relatos de Saint-Hilaire pelo Espinhaço, com apontamentos históricos sobre os grupos urbanos que ali se formava, além de destacar a beleza natural na parte que hoje é conhecida como a Serra do Intendente.

Agora recebemos a notícia da demarcação e criação do Caminho de Saint-Hilaire, no Maçico Meridional da Serra do Espinhaço, dentro da Reserva da Biosfera.

O Caminho perfaz o trajeto que o naturalista fez entre as cidades-irmãs, Conceição do Mato Dentro, Diamantina e Serro, três vilas da Minas setecentista visitadas pelo naturalista francês.

Neste Projeto da criação do Caminho de Saint-Hilaire, Conceição do Mato Dentro se apresenta como integrante, juntamente com as cidades-irmãs, parceiras também na possibilidade de unificar, sustentavelmente, suas políticas estratégicas de desenvolvimento e ampliação do turismo regional.

Este Projeto integra também os circuitos turísticos já existentes dos Diamantes e da Serra do Cipó.

Do Saint-Hilaire acadêmico muitos vão escrever, relatar e revelar. Me preocupo com a preservação de seu legado e da exata dimensão do grandioso e pioneiro cientista que se aprofundou pelo Brasil e por Minas Gerais.

O município de Conceição do Mato Dentro apoia e participa do projeto de perpetuação dessa bela história idealizada e realizada pela CASHI – Caminho de Saint-Hilaire.

Acreditamos ser a consolidação do Caminho de Saint-Hilaire um importante resgate histórico, de proteção ambiental e de desenvolvimento econômico por meio do turismo nesta parte final da Estrada Real.

É de suma importância criarmos um centro de referência a esse pioneiro-franco-brasilianista Augusto de Saint-Hilaire em nossa região, como agradecimento e reconhecimento ao seu legado deixado para Minas Gerais, Brasil e o mundo.

* José Fernando Aparecido de Oliveira é Prefeito de Conceição do Mato Dentro e ex-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Fonte: Petrônio Souza



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira