Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Grau de maturidade do produto no mercado interfere nas estratégias de crescimento da empresa

Grau de maturidade do produto no mercado interfere nas estratégias de crescimento da empresa

22/08/2020 Anderson Andrade

As fases de qualificação de mercado indicam o gradativo aumento e posterior declínio na demanda por um produto.

Longe de ser algo apenas intuitivo, a empresa precisa de estratégia para ter sucesso na venda de seus produtos e aumentar sua fatia de participação no mercado.  Essa estratégia precisa englobar a definição de seus públicos, gestão da marca, análise de canais de distribuição, serviço e comunicação e mensuração de resultados, mas, antes de tudo, a empresa precisa entender o contexto de competição em que está inserida.

Na análise do contexto de competição existem muitas variáveis e uma delas é a qualificação do mercado. E o que isso significa? O mercado é como se fosse um organismo vivo: ele nasce, cresce, entra na maturidade e, finalmente, declina.  Em poucas palavras, e pecando por excessivo reducionismo, pode-se indicar que as fases de qualificação de mercado indicam o gradativo aumento e posterior declínio na demanda por um produto.

Em cada uma das fases, a precificação, expectativa de lucratividade, custos de produção e aquisição diferem de forma significativa e influenciam nas estratégias e táticas da empresa na participação do mercado. Gosto de dar um exemplo prático sobre essa análise.

Imagine uma empresa prestadora de serviços de estética. A diretora executiva percebe um declínio de vendas na ordem de 7% ao mês em um de seus serviços e resolve tomar providências no sentido de aumentar os investimentos em mídia paga para promover o serviço. A iniciativa não deu os resultados de crescimento esperados e houve apenas uma redução da taxa de declínio para 5% ao mês. Com redução dos lucros devido ao aumento do custo de aquisição por meio do esforço de mídia paga. O que não foi observado é que no mercado de estética, marcado por sucessivas novidades, os produtos (serviços) entram na fase de declínio muito rapidamente. As pessoas simplesmente querem consumir as novidades.

No caso em análise, o mercado como um todo estava com uma taxa de declínio de vendas na ordem de 17,7% para o referido produto e a empresa estava encolhendo a uma taxa menor que o restante do mercado. Isso significa que ela estava, na verdade, aumentando sua fatia de participação nesse mercado.

É muito importante a análise de qual estágio na curva de crescimento encontra-se seu produto. Não espere entrar na curva de declínio para tomar providências, mas se antecipe, por exemplo, ao perceber estar na fase de maturidade modificando seu produto por meio de pesquisa e desenvolvimento.

Por isso, é que ter sucesso nas vendas e aumentar a participação no mercado não é algo intuitivo. É preciso conhecimento de mercado, fazer as perguntas certas e alinhar suas estratégias e táticas ao contexto competitivo no qual está inserido. Análise da qualificação do mercado é uma das variáveis a serem analisadas. Existem muitas outras. É necessário entender todas elas para competir com excelência no mercado.

* Anderson Andrade é formado em Marketing pela Uni-Anhanguera e em Executive & Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Fonte: Case Comunicação Integrada



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito