Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher a escola para 2021 com os novos parâmetros pós-pandemia

Como escolher a escola para 2021 com os novos parâmetros pós-pandemia

02/09/2020 Divulgação

Além de parâmetros tradicionais, como projeto pedagógico e qualidade do corpo docente, especialista destaca as 5 principais dicas após o contexto da Covid-19.

Como escolher a escola para 2021 com os novos parâmetros pós-pandemia

Os meses de setembro e outubro marcam para muitas instituições de ensino o momento de iniciar o processo de rematrículas e das novas matrículas para o ano seguinte. Com a pandemia do novo coronavírus em curso, uma série de dúvidas pairam sobre a decisão dos pais para o próximo ano letivo, ainda que remédios e vacinas em fase final de desenvolvimento apontem para um cenário bem mais positivo já no início de 2021.

Para Christian Coelho, especialista em gestão escolar, membro do grupo União Pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte e CEO do Grupo Rabbit, existem alguns itens que os pais devem se atentar e as escolas não podem negligenciar para o próximo ano letivo.

Veja a seguir novas 5 dicas para escolher a escola de 2021:

1 – Ensino presencial e ensino híbrido
O ensino remoto tem sido talvez o maior desafio para as instituições de ensino, e tudo indica que veio para ficar. É certo que ele não será único e nem o principal na educação pós-pandemia, mas constará em um formato híbrido, mesclando o virtual com presencial. Por isso, escolas que já tenham um plano para o ensino híbrido, largam na frente para serem ainda mais efetivas no processo educacional a partir de 2021.

2 – Capacidade da escola trabalhar à distância
Tão importante quanto as plataformas e como a escola desenvolvem seu trabalho pedagógico, é como ela consegue atender à distância. Visitar as escolas não é a melhor opção no momento atual, em que as autoridades sanitárias preveem as escolas fechadas. Portanto, dispor de um atendimento à distância, com sistemas e plataformas de apoio on-line, ou até visitas virtuais, ajudam os pais a terem maior segurança em realizar essa tarefa sem sair de casa.

3 – Protocolos de segurança em dia
Ainda que o cenário seja promissor para 2021, e mesmo a pandemia tendo sido contida logo no primeiro semestre, os protocolos são essenciais.  Em especial, porque a doença causada pelo coronavírus é uma situação nova para todos; não há uma conclusão 100% efetiva por parte das autoridades sanitárias. Estar pronto para novos problemas de maneira preventiva no pós-pandemia garantirá maior segurança.

4 – Agilidade e clareza na comunicação
Outro grande desafio que requereu atenção especial em 2020 pelas escolas foi a capacidade de se manter em constante comunicação com sua comunidade, responsáveis e alunos. A vida pós-pandemia vai requerer estado de atenção permanente, e saber que a escola do seu filho estabelece uma relação de comunicação eficiente garantirá a tranquilidade necessária em relação aos filhos e ao o que ocorre nas dependências (físicas e virtuais) da escola.

5 – Projetos e ações sociais apresentados na pandemia
O momento da pandemia fez aflorar o senso social das escolas e das pessoas como um todo. O aprendizado na escola não é apenas pedagógico, mas inclui outros aspectos como o desenvolvimento da cidadania, da ética. A escola que demonstrou sensibilidade e capacidade de comunicação das suas ações, certamente está preparada para ter a sensibilidade necessária de educar o seu filho com todo o cuidado e todos os aspectos possíveis, incluindo os aspectos sociais e éticos.

Fonte: Mira Comunicação



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação