Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5G: avanço e oportunidade para o futuro dos negócios

5G: avanço e oportunidade para o futuro dos negócios

14/09/2020 Sandra Maura

O 5G chegou ao Brasil, com as primeiras redes comerciais sendo oferecidas nas maiores cidades do País.

Mas o que isso significa, de verdade? De imediato, significa que teremos acesso mais rápido à Internet, ao menos para quem já possui um smartphone compatível com a nova tecnologia.

Mais importante do que o ganho atual, no entanto, é o que essa transformação pode representar para o nosso futuro.

Em tempos cada vez mais exigentes, a evolução das conexões tem tudo para marcar o início de uma nova era de oportunidades para o uso inteligente da tecnologia em nossas cidades e empresas.

Afinal de contas, não há dúvidas de que a Internet móvel de quinta geração representa a porta de entrada para o desenvolvimento de uma nova gama de soluções que ajudarão a acelerar a transformação digital nas organizações e, do mesmo modo, permitirão a revolução completa da experiência dos clientes.

Quer um exemplo? Pense, então, nos ganhos que as companhias terão quando o 5G estiver plenamente disponível para o uso no dia a dia de suas operações, com sensores e sistemas altamente conectados.

Estamos falando de uma enorme oportunidade para ampliar a inteligência das fábricas e melhorar a capacidade de resolver questões como gerenciamento remoto, previsibilidade de estoques, gestão de produção e muito mais.

São pontos como esses que têm levado à expansão dos investimentos globais em torno das aplicações e soluções específicas para a nova geração de Internet móvel.

De acordo com projeções do Gartner, a indústria relacionada ao 5G deverá movimentar cerca de US$ 8,1 bilhões em 2020 – o que é praticamente o dobro do registrado no ano passado, mesmo com os impactos provocados pela pandemia.

Evidentemente, a grande parte dos gastos com essa tecnologia ainda está concentrada na Ásia e nos Estados Unidos.

Ainda assim, especialistas indicam que a necessidade imposta pela crise deverá fazer com que esse movimento de evolução digital seja expandido rapidamente também em mercados mais emergentes, como o Brasil.

Nesse cenário, temos de avaliar com destaque o crescimento das aplicações de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) e o avanço do uso da Inteligência Artificial (IA).

Com a nova conexão móvel, essas tendências tecnológicas deverão se tornar ainda mais efetivas e trazer maior visibilidade às operações, acelerando a automação de processos e a análise de dados como arma para a melhora contínua da eficiência operacional de seus negócios.

Não por acaso, uma recente pesquisa da EY indicou que quase 70% dos líderes da área de telecomunicações acreditam que as redes 5G, o IoT e a Inteligência Artificial serão os principais propulsores da transformação digital nas empresas na próxima década.

O que está em jogo, cada vez mais, é a capacidade de tornar tudo mais ágil e assertivo.

Com maior velocidade e eficiência, as companhias poderão ascender a uma nova era de digitalização, incluindo a adoção de serviços específicos para o aprimoramento de suas operações.

Dessa forma, devemos ver um crescimento dos negócios XaaS (Everything as a Service, em inglês), com serviços customizados para o atendimento das empresas.

O objetivo será potencializar a rede de sensores e sistemas instalados gerando mais rentabilidade e eficiência aos negócios.

Vale destacar que, ainda de acordo com pesquisas globais, deveremos atingir quase 50 bilhões de dispositivos conectados até 2023 – contra aproximadamente 3,5 milhões em 2020.

Ou seja, em curto prazo, estaremos diante de uma malha hiperconectada, que incluirá desde carros autônomos até equipamentos domésticos e sensores de automação industrial.

E nesse contexto, temos de dizer, muito em função do avanço do 5G e do desenvolvimento de serviços e produtos de nova geração.

Isso significa que o 5G representará uma oportunidade para acelerar a transformação das fábricas, levando inteligência às produções, e para apoiar as companhias no trabalho de oferecer melhores experiências a seus consumidores, agregando mais agilidade e dinamismo aos contatos e às ofertas de conteúdo, entre outros.

A quinta geração da conexão móvel será o ponto de partida para a aplicação de mudanças de impacto.

Também representará, certamente, novos desafios, como a necessidade de se aumentar a cibersegurança e de se melhorar a infraestrutura por trás das empresas. Contudo, essas alterações valerão a pena.

Com o apoio dos parceiros certos e da mentalidade voltada à inovação, as companhias têm muito a ganhar com o 5G - em uma jornada que está apenas começando.

* Sandra Maura é CEO da TOPMIND.

Fonte: PLANIN



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso