Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem

A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem

15/10/2020 Tamires Silvestre

Fechando o ciclo da economia circular.

O desenvolvimento de uma cadeia circular para o plástico, incluindo ações para aumentar os índices de reciclagem, está entre as principais missões da Dow em todo o mundo.

Como uma das maiores fabricantes de resinas plásticas, temos o dever de liderar ações de fomento à economia circular, além de buscar soluções para o fim dos resíduos plásticos.

Etapa essencial para a circularidade, a reciclagem ainda tem índices baixos no Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são geradas cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, diariamente, no Brasil.

Desse montante, quase 40% poderia ser reutilizado ou reciclado. Mas apenas 13% dos resíduos são encaminhados para a reciclagem.

Isso tem um custo ambiental, já que os resíduos sólidos urbanos são responsáveis, por ano, pelo lançamento de 53,2 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera (o que corresponde a 2,3% total das emissões brasileiras).

Por esses números, é possível constatar a urgência em criar soluções para aumentar o ciclo de vida dos produtos de plástico – material que representa 16,5% do total dos resíduos sólidos descartados, no País.

Mas a sua maior valorização – e consequentemente, a redução de seu desperdício – passa pelo fortalecimento do elo entre a indústria, as cooperativas e as recicladoras.

Essa conexão é necessária para que, entre outras coisas, esta cadeia esteja, cada vez mais, preparada para atender a crescente necessidade da indústria por desenvolvimento de produtos com material reciclado de alto valor agregado.

O projeto “Reciclagem que Transforma” é um bom exemplo de como o trabalho junto às cooperativas pode trazer bons resultados.

Fruto da união de esforços entre a Dow, a Boomera (empresa de engenharia circular e logística reversa) e a Fundación Avina (que visa a promoção de uma economia circular inclusiva na América Latina), o projeto tem como objetivo o fortalecimento do modelo de negócio das cooperativas.

Numa primeira etapa, realizada em 2019, cinco cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Estado de São Paulo foram contempladas.

Comparando os resultados de 2018 (antes do projeto) e 2019, houve um aumento de 35% do faturamento das cooperativas, em média. Ou seja, o trabalho em cooperação é positivo tanto para a cadeia como para a sociedade.

Entre as iniciativas da Dow para promover a reciclagem que também já foram concretizadas está o projeto em colaboração com o Grupo Boticário, a recicladora Wise e a Aptar, fabricante de tampas usadas na indústria de perfumaria.

A iniciativa, inédita na América Latina, fechou o ciclo de tampas de perfumaria feitas à base da resina SURLYN, da Dow.

Ações como essas, envolvendo a colaboração de parceiros e clientes, são exemplos de como é possível atuar para mudar a maneira como lidamos com os resíduos sólidos – estendendo a sua vida útil e poupando recursos naturais.

Isso é parte do compromisso Dow com a sustentabilidade, que busca fechar o ciclo da economia circular e eliminar os resíduos.

Compromisso que queremos e esperamos compartilhar com os atores de toda a cadeia. Nossas portas estão sempre abertas para a colaboração!

* Tamires Silvestre é Gerente de Sustentabilidade para Plásticos e Embalagens na Dow.

Fonte: Oribá Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira