Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

23/10/2020 Marcia Conrado

Enfrentar os desafios de ensino e acesso neste ano escolar exige que os professores e as autoridades escolares reformulem seus sistemas educacionais.

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

Não se pode permitir que o ensino e a educação sejam seriamente prejudicados se a infraestrutura da modalidade presencial não estiver disponível. As escolas devem ser capazes de educar os alunos tanto pessoalmente quanto por meio do ensino online. As escolas devem ser capazes de ensinar os alunos pessoalmente um dia e on-line no outro, de forma consistente e sem interromper o processo educacional.

Para isso, deve ser implantado um modelo de ensino híbrido, no qual as escolas contemplem um percentual maior de aulas virtuais e o ensino presencial complemente e solucione eventuais lacunas nas atividades digitais. Uma solução abrangente de aprendizagem é o uso de uma plataforma completa, a partir da qual os professores ensinam, propõem atividades de trabalho, estimulam o engajamento, a comunicação e aproveitam as melhores práticas pedagógicas para o ambiente online.

No curto prazo, o sucesso do modelo de aprendizagem híbrida dependerá da ajuda que as instituições ofereçam aos professores, para que possam traduzir sua experiência de ensino em sala de aula em um modelo diferente, recebendo a formação e as ferramentas de que precisam e o investimento necessário para ajudá-los a acompanhar seus alunos. Abaixo, algumas características da aprendizagem liderada pelo professor sob o modelo híbrido:

Menos videoaulas, mais aprendizado

Os encontros ocasionais oferecem a oportunidade de estimular o engajamento, responder a perguntas e promover a interação social, além de permitir aos alunos flexibilidade para trabalhar e aprender mais em seus próprios horários.

Feedbacks frequentes

Os professores fornecem feedback individual e em grupo com base nas tarefas e nas necessidades da classe e de cada aluno: isso mantém os alunos conectados, envolvidos e informados. Uma solução de aprendizagem abrangente oferece aos professores vários caminhos de interação com os alunos, incluindo suporte individual, anotações em trabalhos enviados, discussões pós-atividade, reconhecimentos e feedback em vídeo.

Diferentes rotas de aprendizagem

Uma solução de aprendizagem abrangente permite que os professores atribuam conteúdos, atividades e avaliações de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada aluno. Os alunos progridem e atendem às expectativas de aprendizagem propostas em seu próprio ritmo, com orientação, assistência e, se necessário, o incentivo adequado do professor para mantê-los no caminho certo. Os dias de aula presencial oferecem mais oportunidades de intervenção na aprendizagem dos alunos e de ensino em pequenos grupos.

Acompanhamento do envolvimento, com medição dos resultados de aprendizagem

Sob o modelo híbrido, os professores aproveitam os métodos de ensino e aprendizagem baseados no domínio para medir o conhecimento e o progresso dos alunos. Saber se os alunos estão se aprimorando ou atendendo aos parâmetros de cada nível educacional permite ao professor realizar intervenções personalizadas e adaptar o percurso de aprendizagem de um aluno que precisa. Uma solução de aprendizagem abrangente não se limita a apenas registrar dados de assiduidade, mas fornece aos professores dados sobre o envolvimento do aluno (como o número de vezes que um aluno se conectou à plataforma ou o tempo em que esteve conectado) para ajudá-los a decidir quando gerar reuniões, pontos de contato ou intervenções adicionais com os alunos.

Abordagem que atende às necessidades sociais, emocionais e de saúde

Além de fornecer uma porta de entrada para o aprendizado, os professores usam a solução abrangente para estimular oportunidades de interação social entre os alunos, por meio de atividades e trabalhos em grupo, feedback de vídeo e clubes sociais virtuais. 

Com a solução de aprendizagem abrangente, mães e pais têm acesso direto à sala de aula híbrida de seus filhos e podem ver as tarefas, atividades, datas de entrega, feedback do professor e notas. Um dos maiores benefícios da aprendizagem híbrida, além do progresso, é a padronização que ela oferece da aprendizagem e da rotina para professores, alunos e pais. Os professores terão um caminho definido para desenvolver suas aulas e estratégias de ensino. Os alunos terão um conjunto claro de expectativas de aprendizagem. Os pais serão capazes de entender as estratégias e ter a certeza de que seus filhos continuarão a aprender, mesmo que as escolas não pareçam mais como eram na era pré-COVID-19.

Redesenhar os sistemas de aprendizagem significa que as escolas devem investir hoje em uma solução de aprendizagem abrangente e adotar um modelo de aprendizagem híbrido. Além disso, o corpo docente deve ser parte integrante desta solução. As plataformas digitais podem ser o meio que permite a aprendizagem híbrida, mas são os professores que devem fornecer os métodos e estratégias educacionais para fazer esse trabalho. A aprendizagem online pode ser um método eficaz, mas o ingrediente principal é a pedagogia. 

Fonte: D2L



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter