Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Decisão judicial que impede o corte de energia elétrica gera nova jurisprudência

Decisão judicial que impede o corte de energia elétrica gera nova jurisprudência

23/10/2020 Divulgação

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu a liminar para impedir o corte de energia elétrica, apesar da inadimplência de um estabelecimento que se encontra em dificuldades financeiras.

Ação abre precedentes para que outras empresas obtenham sucesso em casos contra credores de serviços essenciais; causas como essa devem se tornar cada vez mais comum na justiça brasileira, pois as companhias tiveram uma queda brusca no faturamento devido às medidas de isolamento para a contenção ao coronavírus.

O juiz da 36ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu a liminar para impedir o corte de energia elétrica, apesar da inadimplência de um estabelecimento que se encontra em dificuldades financeiras devido ao impacto econômico das medidas para contenção de contágio do coronavírus.

A liminar determina também a suspensão da incidência de encargos no débito, ou seja, não haverá acréscimo de juros na dívida.

A causa, que foi defendida e ganha pelo escritório Bernardes & Advogados Associados, gera uma nova jurisprudência e abre precedentes para que outras empresas - principalmente nesse período de instabilidade econômica - obtenham sucesso em ações contra credores de serviços considerados essenciais para a manutenção das atividades, como é o caso da energia elétrica.

De acordo com a especialista em Direito Civil do Bernardes & Advogados Associados, Lívia Prado, o magistrado entendeu que a inadimplência é fruto exclusivamente da pandemia, que acarretou na queda exponencial do faturamento da empresa.

“O juiz levou em consideração o artigo 300 do Código de Processo Civil, que reconheceu a probabilidade do direito e o perigo de dano, que estavam comprovados tendo em vista que serviço de energia é essencial e o seu corte poderia causar danos irreparáveis”.

Por esse motivo, de acordo com a advogada, foi deferido o pedido para que a ré, a fornecedora de serviços de energia, se abstenha de cortar o fornecimento de energia e a suspensão da incidência de cargos sobre a dívida.

Fonte: Com Você Comunicação



O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?

Este tributo é visto como uma medida potencialmente transformadora que pode impulsionar significativamente a saúde pública e a sustentabilidade ambiental no Brasil.

Autor: Divulgação


Home care, os planos de saúde e os direitos do paciente

O conceito de home care é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde, especialmente no Brasil.

Autor: José Santana Junior


Você contribui a mais com INSS?

Ela está lá, presente no contracheque de qualquer trabalhador com carteira assinada e nas cobranças mensais referentes ao funcionamento do MEI.

Autor: Marcelo Maia


Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente a qualquer empresa. Até porque são as decisões deste instante, do hoje, que ajudam a determinar o amanhã.

Autor: Mariella Bins Santana


Aposentado pode permanecer em plano de saúde empresarial

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ex-funcionários aposentados devem assumir a integralidade da mensalidade do plano de saúde, em modalidade de coparticipação.

Autor: Natália Soriani


Desafios e soluções para condomínios com a legalização da maconha

Advogado Dr. Issei Yuki aponta aspectos críticos para a administração condominial.

Autor: Divulgação


Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação