Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

Faltando um mês para acabar o ano, o que você fez com o seu 2020?

10/11/2020 Clemilda Thomé

Em um ano tão incerto como 2020, cheio de obstáculos e momentos conturbados nas vidas pessoais, afetivas, profissionais e na saúde, muitos de nossos sonhos e planos foram barrados nessa jornada.

Mas, tentando fazer do limão uma limonada, talento nato do povo brasileiro, acredito que apesar dos pesares 2020 serviu para aprendermos muitas coisas e uma delas é que não estamos no controle de tudo.

Existem situações que temos de passar e não sabemos como controlá-las, no entanto, podemos nos adequá-las e manter a perseverança para batalhar por dias melhores.

Se você acredita que pode alcançar seus objetivos, continuará apesar das adversidades. Mas se você não crê no seu potencial, desistirá rapidamente.

Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa criar um forte senso de autoeficácia, ou seja, um estímulo primordial para a autoconfiança que, entre outras palavras, significa falar sobre a convicção de sermos capazes de realizar aquilo que queremos.

Para isso, crie o hábito de comemorar suas vitórias. Comece agora comemorando suas conquistas deste ano, não importa qual seja o tamanho delas.

Pequenas vitórias são tão importantes quanto os grandes feitos. São as alegrias diárias que fazem de nós seres humanos melhores.

Faça uma autoanálise também. Pergunte-se: Quais novas habilidades eu desenvolvi? Quais situações eu lidei particularmente bem? Como eu fiz diferença positiva na vida dos outros? Alcancei meus objetivos?

Meus sonhos se tornaram realidade? Consegui reverter positivamente algo que não estava bom? Consegui manter a fé mesmo com tantas diversidades?

Busque isso na sua memória, você irá encontrar as respostas e se não gostou delas, lembre-se: ainda dá tempo!

Falta apenas um mês para o ano acabar, então vale a pena fazer uma avaliação de tudo o que aconteceu e o que fez neste ano.

Por mais que a gente não tenha conseguido realizar as coisas na intensidade que poderíamos, sair do lugar, sair da zona de conforto e buscar uma melhora continua através da autocritica e da autoeficácia já são grandes passos.

A vida é muito curta, por isso, precisa ser vivida com tudo que ela pode nos oferecer. E se 2020 não foi o ano que esperávamos pense que sempre podemos tirar algo bom, basta mudar a forma como olhamos para determinadas situações. Sabe a tal história do copo meio cheio ou meio vazio?

Pois é exatamente isso. Mesmo que nada tenha sido perfeito, agradeça, porque a gratidão nos traz boas energias e a esperança necessária para todos os dias nos levantarmos da cama cheios de sonhos e metas.

* Clemilda Thomé

Fonte: Grupo Image



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil