Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A escola de educação infantil e a pandemia

A escola de educação infantil e a pandemia

22/11/2020 Adriana Aparecida de Souza

As instituições de educação infantil são as mais prejudicadas.

A escola de educação infantil e a pandemia

A quarentena e, consequentemente, o isolamento social, afetaram diversos setores, entre eles o educacional, seja a rede pública – município e estado – ou privada. Nesse contexto, vimos nossas escolas procurando uma adaptação da rotina e organização pedagógica, fato totalmente novo e sem embasamento em vivências anteriores. É um acontecimento histórico e que, de fato, não há direcionamentos científicos ou até mesmo empíricos, assim, sejam pais, estudantes, equipe diretiva ou corpo docente, todos que formam a escola podem, em alguns momentos, repensar o caminho trilhado, questionar se estão escolhendo os melhores meios de continuar a educação, porém, é nítido que esforços estão sendo desprendidos a fim de promover a melhor educação dentro das novas condições apresentadas.

Nessa mesma caminhada estão as escolas particulares, essas, com agravantes que vão além dos conteúdos, avaliações e aprendizagens durante a pandemia, mas, por sua própria sobrevivência no mercado. As instituições de educação infantil são as mais prejudicadas, cerca de 80% das escolas particulares que atendem as crianças de zero a cinco anos podem simplesmente fechar suas portas a partir dessa realidade. Como não há a obrigatoriedade de frequentar a escola até os três anos, muitos pais buscaram a secretaria das escolas para cancelamento do contrato, ficando as crianças com os próprios pais em casa ou com parentes que estão em home office ou grupo de risco. Apenas aquelas famílias que dependem da escola, continuam tentando realizar os pagamentos das mensalidades. Essas, por sua vez, são negociadas com as instituições de ensino em parcelamento ou descontos consideráveis.

Ocorre que todos esses fatores geram um efeito chamado de “dominó”, alguns pais foram afetados pelo desemprego e, sem opções, cancelam a matrícula do filho ainda pequeno, a escola, passa a ter uma redução de suas receitas, professores são demitidos, profissionais que atuam nas escolas são demitidos, fornecedores de diferentes segmentos que abastecem a escola, como alimentos para o almoço, lanche e jantar das crianças, profissionais autônomos que realizam as aulas extra curriculares  por exemplo, deixam de receber seus salários e, na ponta desse emaranhado de fatos, fatores e sujeitos, está a escola fechando suas portas.

Em diversos municípios o retorno às instituições de ensino não é cogitado, por uma questão óbvia de saúde e propagação viral, porém, é preciso um olhar social e até mesmo governamental, direcionado aos  empresários do setor educacional, a fim de promover a sobrevivência das instituições particulares de educação infantil pós pandemia, garantindo espaços de atuação dos pedagogos, bem como das nossas crianças, uma vez que a rede pública não supre a necessidade de matrículas em totalidade.

* Adriana Aparecida de Souza é especialista em Educação Especial e Metodologia Religiosa, professora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter