Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Industrialização: será que perdemos o bonde da história?

Industrialização: será que perdemos o bonde da história?

10/12/2020 Roberto Pansonato

Já provamos ao mundo nossa competência no agronegócio.

Industrialização: será que perdemos o bonde da história?

Sou paulistano de nascimento, mas cresci, estudei, me formei, me casei e tive duas maravilhosas filhas no ABC Paulista. Berço da industrialização no Brasil, principalmente representado pelas indústrias automotivas, hoje o ABC já não tem a pujança industrial do passado. Sem querer ser saudosista, mas é perceptível, em certos aspectos, o enfraquecimento econômico da região. Isso fica mais latente quando observado por mim, um ex-morador do local, há quase dezessete anos morando em Curitiba – PR e longe da região do ABC paulista - essa percepção fica ainda mais aguçada.

No início dos anos 2000, ainda morando no ABC, escrevi um pequeno texto na coluna do leitor de um jornal local a respeito da expressiva quantidade de empresas que estavam deixando a região. Algumas, sendo transferidas para outras regiões do estado ou do país, o que de certa forma seria benéfico para a economia local a absorção dessas companhias e outras simplesmente encerrando suas operações. Essa segunda condição também ocorreu e vem ocorrendo em outras localidades do Brasil, além do ABC paulista.

Não sou economista, mas trabalhei por mais de 37 anos em grandes empresas do setor industrial, em diversas posições e cargos, portanto essa experiência e conhecimento acumulado permitem sustentar minhas percepções.

A indústria, por gerar atividades mais complexas, geralmente paga melhores salários, o que gera uma reação em cadeia nos setores de serviço e comércio, que automaticamente passam a oferecer melhor renumeração. A participação da indústria no PIB nacional despencou para o menor valor desde o início da série histórica do IBGE, em 1947, fechando o ano de 2019 em 11%. Quando se compara o valor agregado de um produto agrícola com um produto manufaturado de média complexidade, por exemplo, a diferença para mais é bem considerável, em relação ao produto industrializado.

Países que optaram por uma estratégia baseada em um processo de desenvolvimento industrial, como a Coréia do Sul e a China, por exemplo, estão proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Muitos podem até questionar: mas alguns países desenvolvidos não estão gradativamente alternando a participação no PIB da indústria para o setor de serviços? Teoricamente sim, mas esses países já passaram por processo de industrialização robusto e de consequente aprendizado tecnológico, que hoje lhes permitem atuar em serviços de alta complexidade. Entendo que o Brasil, ainda está muito longe de ter alcançado esse estágio de desenvolvimento industrial e de uma forma geral, a maioria dos serviços gerados pela nossa economia ainda se baseia em atividades de baixa complexidade.

Não podemos e não devemos copiar americanos, europeus, japoneses, sul-coreanos ou chineses, mas sim, adaptar as melhores práticas desses países a nossa economia. Já provamos ao mundo nossa competência no agronegócio e temos, sim, algumas indústrias nacionais de excelência que competem palmo a palmo com grandes companhias ao redor do mundo.

Tem uma frase atribuída a Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, que diz o seguinte: “Não existem países subdesenvolvidos. Existem países sub-administrados”. Acredito que chegou o momento de mostrar a todos nós brasileiros e ao mundo, que essa frase não se aplica ao Brasil.

* Roberto Pansonato é tutor do curso de Logística do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito