Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec
Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec
Estudo feito em todas as regiões do País aponta qual o perfil do consumidor brasileiro e mostra que a maioria acredita que conhece seus direitos e teve sucesso quando reclamou.
Neste Dia Mundial do Consumidor (15/03), o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, divulgou uma pesquisa inédita que aponta como os brasileiros enxergam seus direitos e quais suas maiores dificuldades e percepções quanto à defesa dos consumidores.
O estudo revelou que para 64% dos entrevistados o desrespeito aos direitos dos consumidores aumentou com a crise gerada pela pandemia. Essa sensação foi maior entre os moradores do Sudeste e Nordeste (65%), e entre a população da classe C (66%).
Para 52% a avaliação sobre a atuação do governo em defesa dos direitos do consumidor é negativa: 28% entendem que o governo está se omitindo e 24% acreditam que ao invés de ajudar está prejudicando. Já para 35%, a avaliação é positiva: 25% acham que o governo está fazendo algum trabalho neste sentido e 10% avaliam que está trabalhando muito neste sentido. Outros 14% não tinham opinião sobre o assunto.
Quando perguntados se conhecem seus direitos como consumidores, a maioria expressiva dos mais de 1000 entrevistados da pesquisa declarou que tem algum conhecimento sobre direitos do consumidor (94%), mas apenas 15% das pessoas afirmaram que conhecem muito seus direitos. 6% disse que não tem esse conhecimento.
O nível de desrespeito aos direitos dos consumidores também foi abordado pela pesquisa: 67% dos entrevistados disseram já ter tido algum direito como consumidor desrespeitado, contra 29% que nunca sentiu. Os exemplos mais citados de desrespeito foram dificuldade de cancelar um serviço ou devolver/trocar um produto (19%); cobrança indevida (17%); venda de produto danificado, estragado ou alterado (15%); não oferta de nota fiscal ou garantia (14%); e atendimento inadequado (13%).
Fonte: Idec