Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

15/03/2021 Divulgação

Estudo feito em todas as regiões do País aponta qual o perfil do consumidor brasileiro e mostra que a maioria acredita que conhece seus direitos e teve sucesso quando reclamou.

Maioria dos consumidores diz que abusos aumentaram na pandemia, revela Idec

Neste Dia Mundial do Consumidor (15/03), o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, divulgou uma pesquisa inédita que aponta como os brasileiros enxergam seus direitos e quais suas maiores dificuldades e percepções quanto à defesa dos consumidores.

O estudo revelou que para 64% dos entrevistados o desrespeito aos direitos dos consumidores aumentou com a crise gerada pela pandemia. Essa sensação foi maior entre os moradores do Sudeste e Nordeste (65%), e entre a população da classe C (66%).

Para 52% a avaliação sobre a atuação do governo em defesa dos direitos do consumidor é negativa: 28% entendem que o governo está se omitindo e 24% acreditam que ao invés de ajudar está prejudicando. Já para 35%, a avaliação é positiva: 25% acham que o governo está fazendo algum trabalho neste sentido e 10% avaliam que está trabalhando muito neste sentido. Outros 14% não tinham opinião sobre o assunto.

Quando perguntados se conhecem seus direitos como consumidores, a maioria expressiva dos mais de 1000 entrevistados da pesquisa declarou que tem algum conhecimento sobre direitos do consumidor (94%), mas apenas 15% das pessoas afirmaram que conhecem muito seus direitos. 6% disse que não tem esse conhecimento.

O nível de desrespeito aos direitos dos consumidores também foi abordado pela pesquisa: 67% dos entrevistados disseram já ter tido algum direito como consumidor desrespeitado, contra 29% que nunca sentiu. Os exemplos mais citados de desrespeito foram dificuldade de cancelar um serviço ou devolver/trocar um produto (19%); cobrança indevida (17%); venda de produto danificado, estragado ou alterado (15%); não oferta de nota fiscal ou garantia (14%); e atendimento inadequado (13%).

Para mais informações sobre consumidor clique aqui.

Fonte: Idec



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?