Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A vida não termina no calvário!

A vida não termina no calvário!

24/03/2021 Padre Marcio Prado

A Semana Santa inicia com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é saudado pelo povo como rei.

A vida não termina no calvário!

Chegamos a uma das mais importantes semanas para o cristianismo, a Semana Santa, a "Semana Maior", a "Semana das semanas", ousaria eu dizer. Mas como celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus nas atuais circunstâncias? 

A questão que se repete: os filhos de Deus sempre fizeram festa após duras provas, momentos complicados. E hoje, nós somos convidados a fazer essa experiência na Semana Santa, que culmina com a Páscoa, o principal evento, o coração da fé cristã. Toda vida de Jesus Cristo foi de entrega, doação, amor e misericórdia.

A Semana Santa inicia com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é saudado pelo povo como rei. Foi a única vez que o Senhor permitiu ser honrado, e que lição bela deu ao permitir tal ação do povo. Ele permitiu ser saudado, honrado e aclamado sobre um burrinho. Jesus não entrou de maneira majestosa, não emprestou um cavalo ou uma carruagem do rei Herodes. Ele não entrou pelas ruas da cidade antiga com pompas, afinal, seu reinado nunca foi assim. 

Desde seu nascimento, Jesus veio pobre, humilde; cresceu no escondimento de Nazaré e, somente depois, aos 30 anos, iniciou sua vida pública. No entanto, continuava a exercer o ministério de forma humilde e misericordiosa. 

A Semana Santa inicia com a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição. Mas no meio temos a Paixão do Senhor. Nessa semana, a liturgia fala das perseguições que Jesus sofreu, das traições, de sua solidão, do sentimento de abandono, da morte e da vida. Na quinta-feira Santa temos a Missa da Ceia do Senhor, conhecida como celebração do "Lava-pés", na sexta-feira a celebração da Paixão do Senhor e na vigília do sábado a Páscoa do Senhor. 

Teremos uma grande e importante semana, uma grande festa, mas ainda num cenário complicado de saúde pública. Que desafio! Que tempo vivemos! Viveremos mais uma Semana Santa semelhante à do tempo de Jesus. Brigas políticas, divisões no meio religioso e  pessoas que estão assistindo tudo, algumas apreensivas e outras com indiferença.

Se viveremos mais uma Semana Santa aos moldes da primeira, nada de desespero por causa disso, vivamos com fé. Pois Jesus venceu o mal na obediência ao Pai. Sim, a Vida vence a morte, a Esperança vence o desespero, e a confiança renasce frente ao medo.

Por fim, nada de desânimo! Entremos na Semana Santa, aliás parece que nossa vida é uma Semana Santa, não é? Entremos com Jesus em Jerusalém (nossa casa, nosso trabalho). Como Ele, ora somos aclamados e ora somos injuriados… Entremos na Jerusalém do nosso coração, na confusão que muitas vezes ali está presente, mas como Jesus, foquemos na vontade do Pai, Ele está conosco! Entremos em Jerusalém com Jesus e por Jesus, e vamos imitá-lo.

Nesta Semana Maior, mesmo à distância ou não, participe com muita fé das celebrações. No domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa escutaremos a narração do caminho do calvário de Jesus. Convido você a se colocar no lugar dele e pedir a Deus a graça de responder às maldades e adversidades como Ele. No atual calvário que vivemos, olhemos para Jesus e vamos nos levantar das quedas, consolar os desesperados e perdoar os que nos fazem mal. 

No calvário da vida, vamos imitá-Lo na obediência, no amor, no sacrifício por amor ao Pai. Viveremos assim a melhor Semana Santa, a melhor Páscoa, porque a vida não termina no calvário e nem no sepulcro. A vida em Cristo é eterna!

* Padre Marcio Prado, natural de São José dos Campos (SP), é sacerdote da Comunidade Canção Nova e autor dos livros “Entender e viver o Ano da Misericórdia” e “Via-sacra do Santuário do Pai das Misericórdias”, pela editora Canção Nova.

Para mais informações sobre a Páscoa clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais