Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Socorro!

Socorro!

26/03/2021 Luiz Henrique Miranda

Eu respeito a direita, o centro, a esquerda e as possibilidades combinatórias das três.

Socorro!

Atendo a todos com hospitalidade. Busco sempre qualificar os serviços que oferto para todas as pessoas, sem nenhum tipo de discriminação. Todos são bem vindos. Meu nome é Turismo.

Respondo por 8% do PIB do nosso país. Em âmbito mundial, garanto renda para uma em cada nove pessoas da população economicamente ativa (PEA). Por isso, eu ganho destaque no ranking mundial dos setores que mais geram postos de trabalho. Tenho enorme potencial para distribuir renda.

Infelizmente, minha atividade é considerada secundária pela maioria das políticas públicas, nas instâncias municipal, estadual e federal, salvo as honrosas exceções. Por isso, a extensa rede produtiva que alimento sofre.

Agências de viagem emissivas e receptivas, que atendem os mais diversos perfis de demanda. Operadoras turísticas; companhias aéreas, rodoviárias e marítimas. Resorts, hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, bares, locadoras de automóveis, aplicativos de mobilidade urbana e o comércio em geral.

Artesãos, músicos, produtores culturais, de eventos, fornecedores de alimentos e bebidas; enfim, os mais de 50 setores econômicos que são impactados direta e indiretamente por mim, enfrentam dificuldades impostas pela guerra travada contra a Covid-19.

Ainda assim, sou o primeiro a recomendar distanciamento social, uso de máscara e constante higienização das mãos, além de adotar os mais rígidos protocolos de biossegurança. Contradição? Não. Ao contrário: priorizo o bem-estar de todos. Vivo de pessoas saudáveis e vivas na plenitude.

No Brasil, em especial, vivencio experiências extraordinárias, contagiado pela alegria, solidariedade e receptividade dos brasileiros; a despeito daqueles que, há séculos, preferem dar as costas às riquezas naturais e culturais que possuem.

O Brasil é reconhecido mundialmente por ofertar aos turistas os mais valiosos atrativos naturais do planeta. E por ocupar a 8ª posição entre os países que ofertam atrativos turísticos culturais. Apesar disso, em 2019 o Brasil recebeu a visita de apenas 6,3 milhões de turistas internacionais. Ou seja: 4% a menos do ano anterior. Com a pandemia, tudo se agravou.

Clamo por sua ajuda, cidadã e cidadão brasileiro de nascimento e de coração!

Façam o que está ao alcance da nossa competente capacidade de comunicação e premiada criatividade para divulgar o que temos de melhor, até chegar aos ouvidos das autoridades esse apelo irrefreável por socorro. Permitam-me sobreviver, para evoluir e ser reinventado.

Viva o Turismo no Brasil, com responsabilidade!

* Luiz Henrique Miranda é Diretor Geral da Agência Amigo; jornalista e consultor em comunicação empresarial. É Diretor de Comunicação e Marketing do Skål Internacional São Paulo e voluntário do Movimento Supera Turismo Brasil.

Para mais informações sobre Turismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: AMIgo! Comunicação Integrada



Um dos raros passeios de trem

No Brasil, temos que valorizar os raros passeios de trem que não estão a serviço da exportação dos nossos recursos naturais.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Um dos raros passeios de trem

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Na noite de 16 de julho, o Meliá Jardim Europa, em São Paulo, foi reinaugurado com a presença de investidores, executivos da rede e jornalistas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Meliá investe mais de R$ 100 milhões na renovação de seus hotéis no Brasil

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

De pequenos percursos diários a uma rota ao redor de toda a ilha, comece a planejar uma aventura de ciclismo com nosso guia de viagem.

Autor: Divulgação

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Uma novidade que promete encantar os participantes é o Ride Bike Fest.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo.

Autor: Vinícius Taddone

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Parceria com a Gyde permite que passageiros testem solução com dicas e atrações de diversos destinos atendidos pelo terminal mineiro.

Autor: Divulgação

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Livro que promove destinos turísticos é lançado em Capitólio

Obra integra, que integra projeto patrocinado pela Cemig, apresenta mais de 40 rotas turísticas com riqueza de detalhes e linguagem adaptada a diferentes públicos.

Autor: Divulgação


Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

Autor: Divulgação

Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda, pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Autor: Divulgação

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra