Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que falar de empreendedorismo na periferia?

Por que falar de empreendedorismo na periferia?

13/04/2021 Haroldo da Gama Torres

No mundo contemporâneo, o empreendedorismo tem se destacado como uma possibilidade relevante de superação das condições de trabalho, especialmente em momentos de agravamento das condições sociais.

E isso é ainda mais urgente nas periferias urbanas e em iniciativas voltadas para a formação de jovens. Afinal, neste momento de crise, para muitos, empreender se constitui num importante caminho para a sobrevivência.

Ainda assim, o tema da formação de empreendedores enfrenta recorrentes críticas - em especial, de que tal iniciativa limitaria a capacidade crítica dos participantes de refletirem sobre a realidade à sua volta.

Embora parcialmente válido, esse argumento é superficial. Nada impede que a formação empreendedora fortaleça a reflexão dos indivíduos sobre a realidade.

Ao contrário, é ao tentar incidir sobre essa realidade em termos práticos que os participantes têm mais oportunidade de refletir sobre ela.

Na verdade, acredito que a crítica desses observadores se refira a certos estilos de formação empreendedora muito limitantes. Afinal, ao discutirmos o tema, não precisamos falar apenas de empresas ou grandes projetos de tecnologia.

É preciso falar também dos milhões de microempreendedores individuais, que precisam desesperadamente aprender a gerenciar suas atividades de maneira mais eficiente.

Devemos falar das ONGs, empreendimentos com objetivos sociais altamente relevantes, que se tornam bem mais complexos em face das dificuldades inerentes ao financiamento desse tipo de organização.

No fundo, é na vida social que precisamos nos inspirar para argumentarmos sobre a relevância que o tema merece.

Segundo a PNAD do 3º trimestre de 2020 (IBGE), o Brasil contava com 36,6 milhões - ou 44,5% do total - de pessoas ocupadas em posições que podemos definir, grosso modo, como do campo do empreendedorismo.

Aqui, estão incluídos todos aqueles que não são empregados com carteira assinada, funcionários públicos ou trabalhadores domésticos.

Se considerarmos apenas aqueles que trabalham por conta própria, por exemplo, esse contingente soma 21,7 milhões, ou 26,4% da força de trabalho. É muita gente.

E é nas periferias das grandes cidades que o número de trabalhadores informais (e também de desempregados) é mais elevado. Assim, cabe perguntar: que tipo de oportunidade vamos oferecer a esses milhões de brasileiros?

Afinal, o esperado emprego formal parece ter se tornado um sonho cada vez mais distante frente ao nosso anêmico crescimento econômico e à forte transformação tecnológica do mundo do trabalho.

É no contexto dramático do Brasil de hoje que formar cidadãos para empreender - em uma ONG, um negócio próprio, um movimento social - faz todo o sentido.

Falarei mais sobre esse tema durante o Festival Oikonomia, projeto de imersão em economia criativa, educomunicação e cultura.

Acontece entre os dias 28 e 30 de abril, de forma totalmente online e gratuita, e já está com inscrições abertas no endereço: https://forms.gle/kkcBazqDi6wEX6fm6.

* Haroldo da Gama Torres é economista, demógrafo e palestrante no Festival Oikonomia.

Para mais informações sobre empreendedorismo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Liane Mota



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira