Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A evolução da contabilidade – uma importante aliada às investigações

A evolução da contabilidade – uma importante aliada às investigações

15/04/2021 Daiane Nabuco

A origem da contabilidade é muito antiga, desde os primeiros registros necessários quando da troca e venda dos comerciantes sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Se falarmos de algumas funções do contador tradicional estão os serviços de escrituração contábil e declarações fiscais.

Muito foi o caminho percorrido pela contabilidade e hoje o profissional vem ganhando destaque em vários mercados como a Auditoria, Controladoria, Atuarial e em áreas como a Contabilidade Forense.

As atividades de contabilidade forense se utiliza dos conhecimentos de contadores contemplando uma maior exigência em seus padrões, aplicando esses conhecimentos em vários casos investigativos.

Nos últimos anos, com a operação Lava Jato, muito se ouviu sobre: “Doleiros acusados de cometer crimes financeiros utilizando recursos públicos”, “propina repassada para doleiros e lobistas que pagavam políticos e funcionários público”, “registros financeiros inadequados”, “pagamentos intencionais com objetivo de obter vantagens”, “desvios, entre outras alegações.

A contabilidade forense vem para auxiliar na resposta à alegações de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, fornecendo respostas independentes à uma investigação.

É necessário uma visão ampla sobre o caso em questão, podendo se utilizar de várias condutas, tais como: testes analíticos, análises de tendências, avaliação documental, quantificação dos valores de registros em questão, assim como auxiliar em implantações de controles para mitigação de riscos à companhia, todas as atividades a depender do que é viável ao caso analisado.

Considerando todas as possíveis análises dos registros contábeis da companhia, a evidência pode ser utilizada em relatórios como prova em litígios.

Um ponto importante que não podemos deixar de lado é a Tecnologia, no qual, casa-se perfeitamente com as atividades da contabilidade forense, onde dados extremamente volumosos são coletados e tratados em ferramentas que nos possibilitam melhores análises, conclusões e menos onerosidade à companhia, que, muitas vezes se encontra num momento delicado financeiramente em uma investigação.

Quais serão as novas atividades e possibilidades no futuro no mundo da contabilidade?

* Daiane Nabuco é diretora na Charles River Associates Brasil.

Para mais informações sobre contabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sabe Comunicar



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves