Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manter as escolas abertas é uma questão científica

Manter as escolas abertas é uma questão científica

22/04/2021 Celso Hartmann

A pandemia de Covid-19 mostrou-se um grande desafio para a sociedade brasileira no primeiro trimestre de 2021.

Manter as escolas abertas é uma questão científica

Após um final de 2020 em que a esperança foi renovada, com a curva de contágio e de mortes descendente, a economia em recuperação, as escolas reabertas (mesmo que com restrições), e o anúncio da chegada das primeiras vacinas viáveis contra o coronavírus, chegamos ao início do segundo trimestre de 2021 em meio ao crescente número de contágios e mortes no Brasil, escolas fechadas e economia instável.

O momento é de reflexão, de absoluto respeito pela dor das famílias atingidas pela pandemia, mas também é de ação e de preparação para a retomada. A 24ª pesquisa anual global de CEO’s da PwC (disponível em https://www.pwc.com.br/ceosurvey) mostra que 85% dos presidentes de empresas brasileiras acreditam que a economia global terá um desempenho melhor em 2021, além de indicarem uma retomada moderada na contratação de funcionários.

Para que esse otimismo em relação ao futuro próximo se torne realidade, precisamos tratar do presente com austeridade e responsabilidade, tendo como premissa básica e inegociável a plena observância dos preceitos científicos. Em caso de necessidade de lockdown, as escolas, espaços seguros para as crianças, precisam ser as últimas instituições a fechar e as primeiras a reabrir, para aqueles que precisam produzir tenham tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus filhos estarão bem cuidados, aprendendo, evoluindo e convivendo. 

A ciência afirma que crianças raramente desenvolvem formas graves da Covid-19 e que a transmitem menos que os adultos (um bom resumo atualizado pode ser acessado em https://glo.bo/3sMFG7u). Além disso, as escolas, quando devidamente ajustadas para funcionar seguindo um protocolo sanitário rígido, não são focos de transmissão da doença - pelo contrário, atuam como locais onde as crianças aprendem efetivamente a seguir boas práticas em relação aos cuidados com sua saúde, sendo orientadas a seguir o distanciamento social, a utilizar o álcool em gel, a lavarem as mãos com frequência, a usarem corretamente a máscara, a trocarem esta última com a correta frequência, enfim, agem como uma escola sempre serviu para a sociedade: como lugar de referência, de disseminação de conhecimento, de informação de qualidade para a população e de aprendizado.

O preço que a sociedade pagará por erroneamente escolher deixar espaços como bares e comércio abertos e as escolas fechadas pode ser alto demais não somente por causa dos transtornos causados aos pais que precisam trabalhar ou por possíveis falhas na adaptação do estudante ao ensino remoto. Novas pesquisas apontam que o isolamento social pode ser um fator importante para o aparecimento de transtornos psiquiátricos, e a escola é o principal espaço de socialização das nossas crianças.

Dentro das instituições de ensino, é preciso valorizar o trabalho da equipe docente. Os protocolos sanitários devem proteger os professores e gestores educacionais, prezando pelas suas vidas, orientando e esclarecendo sobre como se cuidar durante a pandemia.  E os equipamentos de proteção individual devem estar disponíveis para todos. Dentro de uma instituição de referência que é a escola, o professor é o maior ícone, que precisa ser protegido e deve estar contemplado, pelo governo, no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.

Escolas fechadas, enfim, devem ser exceção. Uma breve pausa necessária, em caso de agravamento da crise, quando o sistema de saúde estiver sobrecarregado e a cidade efetivamente precisar parar. Fora isso, não há sentido em permitirmos escolas fechadas e demais serviços abertos, população trabalhando e as crianças em casa.

Unidos pela ciência e despidos de meras suposições, em breve estaremos, nós e nossos filhos, com o apoio desta augusta instituição chamada escola e devidamente vacinados, preparados para os desafios que o futuro nos apresentará.

* Celso Hartmann é diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo.

Para mais informações sobre Escolas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação