Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Preservando o nosso maior Patrimônio

Preservando o nosso maior Patrimônio

10/05/2021 Wirley Reis

O turismo mineiro e as cidades históricas de Minas Gerais passam por um momento desafiador, sem precedentes em toda sua história e trajetória.

Preservando o nosso maior Patrimônio

Devido a pandemia mundial do novo corona-vírus, perdemos nos últimos 60 dias dois dos mais importantes eventos em nosso calendário anual. Primeiro, em fevereiro, o Carnaval. Agora, há poucos dias, a Semana Santa.

A Semana Santa é o segundo melhor momento no turismo nas cidades históricas de Minas Gerais. Pois seus ritos, procissões e festividades são tradicionais, seculares, que remontam a religiosidade e tradições mais intrínsecas do povo mineiro. E diante dessa pandemia mundial tivemos e temos que abandonar nossas tradições seculares para cumprir o recomendado isolamento social. É bom lembra que todas as cidades históricas mineiras são essencialmente cidades turísticas, com grande fluxo de visitantes de todo o Brasil e do mundo.

Com a não realização do Carnaval e da Semana Santa, temos um impacto financeiro, cultural e social imenso, incalculável, em toda extensa cadeia produtiva do Turismo nessas cidades. Essa cadeia abarca desde as pequenas fábricas de doces e artesanatos, passa pelos serviços de hospedagem de hotéis, pousadas, alugueis de casa, lojas, e chega até bares e restaurantes, empregando uma infinidade de trabalhadores e colaboradores temporários. Muitas vezes a única fonte de renda para famílias inteiras nessas cidades é o turismo, principalmente para pequenas localidades e distritos que estavam se firmando e se consolidando dentro de uma nova modalidade de turismo em Minas Gerais, o turismo de base comunitária. E esse turismo estava em franca ascensão e desenvolvimento em comunidades rurais e quilombolas de toda Minas Gerais, após os exitosos eventos comemorativos de final de ano em 2020. Depois da festa veio a grande ressaca, potencializada por esse cenário de grandes incertezas vivido em todo o mundo.

Diante disso tudo, estamos buscando alternativas a médio e longo prazos para a retomada imediata do turismo doméstico no período pós-pandemia. Isso só será superado pelas cidades e suas administrações municipais com muita divulgação, marketing, diálogo, parcerias, criatividade e empenho, sempre tendo como foco principal de nossas ações, destacar e propagar o potencial de nossos inúmeros atrativos, que são únicos no mundo. 

Não temos como imaginar uma superação desse momento desafiador sem zelar por nosso acervo e nosso povo, pelas pessoas que fazem o dia-a-dia das cidades turísticas. Pessoas que vivem espalhadas pelos quatro cantos dos municípios, cuidando do bem histórico, cultural, natural e arquitetônico que estão ao seu lado. É hora das cidades históricas olharem para dentro de sua história, reconhecer seu potencial turístico, rever e reavaliar suas riquezas materiais e imateriais. Só assim, implementando uma política de incentivo, investimento, reconhecimento e valorização de seus atrativos locais, é que vamos encontrar a base para a superação e uma nova e exitosa visão para um futuro de desenvolvimento do nosso turismo, renascido e livre da pandemia que ora nos assola.

* Wirley Reis - Presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Itapecerica.

Para mais informações sobre Turismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

De pequenos percursos diários a uma rota ao redor de toda a ilha, comece a planejar uma aventura de ciclismo com nosso guia de viagem.

Autor: Divulgação

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Uma novidade que promete encantar os participantes é o Ride Bike Fest.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo.

Autor: Vinícius Taddone

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Parceria com a Gyde permite que passageiros testem solução com dicas e atrações de diversos destinos atendidos pelo terminal mineiro.

Autor: Divulgação

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Livro que promove destinos turísticos é lançado em Capitólio

Obra integra, que integra projeto patrocinado pela Cemig, apresenta mais de 40 rotas turísticas com riqueza de detalhes e linguagem adaptada a diferentes públicos.

Autor: Divulgação


Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

Autor: Divulgação

Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda, pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Autor: Divulgação

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Resultado da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros reforça a qualidade dos serviços prestados no terminal mineiro na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros.

Autor: Divulgação

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro

O ano mal começou e já temos motivos para comemorar: o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas internacionais em 2023.

Autor: Alexandre Sampaio

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro