Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os principais desafios dos síndicos em meio à pandemia

Os principais desafios dos síndicos em meio à pandemia

31/05/2021 Renato Las Casas

Nos últimos tempos, a figura do síndico mudou bastante.

Uma atividade que antes era baseada, principalmente, na gestão de obras, manutenções e reformas condominiais precisou se transformar e estender a sua atuação também na resolução de conflitos entre moradores e regulação das normas de convivência.

Agora, o síndico tem a responsabilidade de gerir a coletividade de forma transparente, prudente, empática, aberta ao diálogo e cautelosa em suas decisões e atitudes.

A chegada da pandemia de covid-19 demandou dos síndicos uma postura ainda mais dedicada e preocupada com o bem-estar, saúde e segurança dos condôminos.

Com a crise atual, estes profissionais precisaram se preparar e direcionar seus esforços para a condução de uma rotina harmoniosa em um contexto complexo que afetou intensamente as dinâmicas diárias dos condomínios.

Para lidar com esse momento, foi necessário impor medidas restritivas que reduzissem a circulação de moradores e determinar a interdição de áreas comuns como piscinas, playgrounds, salões de festas e salas de jogos, etc.

Tais atitudes geraram diversas discussões, desentendimentos e questionamentos que não só tinham que ser observados com objetividade e agilidade, como também solucionados e amenizados por estes administradores com eficácia e muita paciência.

A tecnologia também ganhou destaque no dia a dia condominial e tem sido uma grande aliada dos síndicos durante a pandemia.

Por meio dela foi possível aperfeiçoar vários processos, atividades e funções inerentes as atuações destes profissionais.

Hoje, diversos aplicativos permitem a emissão de boletos, o acesso as pastas de prestações de contas, o acompanhamento de fluxo de caixa e cotas pendentes de forma totalmente online.

Esses dispositivos evitam a interação física entre moradores e síndicos, economiza tempo e diminui os riscos de contágio.

É imprescindível ressaltar que o síndico exerce um papel muito importante atualmente e que perpassa por inúmeros âmbitos. Seus desafios vão muito além da gestão de problemas estruturais de edifícios e suas demais dependências.

Agora, esse profissional precisa reunir conhecimentos e adquirir técnicas que aprimorem a comunicação com condôminos, incentivem o diálogo e o bom senso entre eles, e assim evitem ou diminuam possíveis conflitos.

* Renato Las Casas é diretor comercial da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito.

Para mais informações sobre síndicos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray