Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A falta de semicondutores e a revitalização do PIM

A falta de semicondutores e a revitalização do PIM

10/06/2021 Márcio Kanamaru e Thiago Almeida

A crise global na produção de microprocessadores afetou o segmento metalúrgico do Pólo Industrial de Manaus (PIM), região que concentra as montadoras de motos, bem como a indústria eletrônica que vem apresentando resultados muito positivos.

Dessa forma, trata-se de uma excelente oportunidade para uma revitalização relevante da região.

Hoje, o PIM se beneficia do incentivo fiscal do processo produtivo de montagem destes equipamentos e tem um modelo criticado por alguns pelo esgotamento deste.

A perspectiva é que a região possa passar a atrair as plantas de produção dos microprocessadores que terão demandas exponencialmente crescentes nos próximos anos, trazendo um novo horizonte de desenvolvimento para o país e para a região.

Vale ressaltar que o PIM tem demonstrado pujança e resultados muito positivos. A região superou em 13,71% o faturamento do mesmo mês em 2020 e concentra grande parte da produção de microcomputadores portáteis e tablets, registrando um crescimento de 78,44% e 126,31, respectivamente, no ano passado.

Segundo dados da Suframa, esses produtos deram continuidade aos bons resultados no início deste ano e registraram, respectivamente, produção de 37.180 unidades (aumento de 25,49% ante janeiro do ano passado) e de 128.080 unidades (crescimento de 89,76%), incluindo ainda rádios e aparelhos reprodutores e gravadores de áudio portátil (MP3/Mp4 e toca disco digital a laser), com produção de 55.977 unidades em janeiro e crescimento de 22,61%, e aparelhos de barbear, com fabricação de 167.962 unidades e crescimento de 8,94%.

Também contribuíram para o resultado positivo, em especial, o desempenho dos segmentos eletroeletrônico, metalúrgico, químico, termoplástico e mecânico.

Concluímos que a vasta experiência no processo produtivo da cadeia de valor do PIM poderia ser um ativo chave para que fossem avaliadas alternativas para a implantação de fábricas de microprocessadores, diante das demandas globais.

Dessa forma, seria uma oportunidade para posicionar o país na vanguarda das novas tecnologias demandantes deste precioso produto como realidade aumentada, inteligência artificial, drones, 5G, entre outras.

Além disso, associado às práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), o PIM poderia trazer sustentabilidade aliada aos impactos sociais relevantes para melhoria dos índices do estado do Amazonas e do país e, por consequência, com a implementação de governança na prática tributária, criar mecanismos de competitividade para o Brasil em um novo cenário da economia digital.

* Márcio Kanamaru é sócio líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG.

* Thiago Almeida é sócio-diretor do escritório da KPMG em Manaus.

Para mais informações sobre microprocessadores clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira