Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A tecnologia sul-coreana beneficiando o mundo

A tecnologia sul-coreana beneficiando o mundo

07/09/2021 Michel Batista

Ao longo dos seus mais de quatro mil anos, a Coreia do Sul foi governada por diversas dinastias, sofreu com guerras e invasões.

Tudo isso fez com o que o país padecesse por anos. Para se ter uma ideia, na década de setenta, a Coreia do Sul era um território arrasado pela pobreza.

Na ocasião, no ranking global de desenvolvimento o Brasil aparecia na frente, com a renda anual da população sendo duas vezes maior do que a dos coreanos.

Porém, isso mudou radicalmente e agora o país sul-coreano, que viveu uma revolução econômico, é referência em diversos segmentos tecnológicos, inclusive na área da saúde.

Para chegarmos na fase tecnológica da Coreia do Sul, é preciso voltar alguns anos. Esse impulsionamento veio do vizinho Japão.

Entretanto, após a rendição japonesa, a península coreana foi anexada ao seu vizinho, deixando marcas no passado do povo que vivia na região.

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ocorreu outra fase traumática para a Coreia, a divisão entre Sul e Norte ao longo do Paralelo 38. Durante três anos, militares americanos(sul) e soviéticos(norte) administraram as regiões.

Apenas em 1948 é que a Coreia do Sul elegeu seu primeiro presidente, Rhee Syngman, e a reconstrução da nação começou, através de programas governamentais que incentivaram as famílias ricas do país a investirem em conglomerados industriais.

Chamada de “chaebol”, que em coreano significa riqueza dos clãs, essa estratégia foi adotada com entusiasmo no país. A introdução do “chaebol” foi muito importante para evolução da Coreia do Sul.

Entre os anos de 1980 até 1993, o crescimento econômico do país foi de 9,1% ao ano em média, um dos mais altos do mundo.

Com esse enriquecimento, foi possível o país aderir à Industrialização Orientada para Expansão (IOE) e depois ao bloco econômico dos “Tigres Asiáticos”.

Com grandes investimentos, o país se tornou uma referência nos segmentos de eletroeletrônicos e automóveis.

Diante dessa evolução gradativa no cenário mundial no início do século XXI a tecnologia de ponta utilizada na Coreia do Sul começou a dominar internacionalmente outros setores da indústria.

No fim da década passada, o governo sul-coreano viu na biotecnologia e no setor farmacêutico novos motores de crescimento para, mais uma vez impulsionar a economia.

Na região de Free Economic Zone na cidade de Incheon, Songdo, fica o principal local de pesquisas e instituições relacionadas com a biotecnologia e é onde existe o primeiro cluster de farmacêuticas.

Por meio desses polos, é possível ver inúmeros produtos fabricados, trazendo benefícios para toda a sociedade. 

Aqui, vale destacar que devido à tecnologia desenvolvida na Coreia do Sul, tornou-se possível produzir os biossimilares, que são medicamentos biológicos não idênticos a um medicamento de referência, porém desenvolvidos com a mesma complexidade e finalidade.

Mesmo precisando de um aparato tecnológico extremamente caro, esse tipo de fármaco é uma alternativa econômica para tratamentos avançados.

Com os investimentos crescendo nos segmentos de biotecnologia e farmácia, as grandes companhias começam a ampliar as suas atividades e se espalham pelo mundo.

Esse é um fator extremamente importante, pois são portas que se abrem para países como o Brasil terem uma oportunidade de se alavancar economicamente com uma base muito forte como a da Coreia do Sul.

Essa abertura já começa a prover frutos com o desenvolvimento de diversas companhias deste segmento aqui em nosso país.

Esta potência tecnológica mostrou ao mundo que o investimento consciente gera inúmeros frutos que desenvolvem uma nação gradativamente e a biotecnologia produzida no país asiático começa a trazer benefícios para todo o mundo, incluindo o Brasil.

* Michel Batista é Gerente Sênior de Negócios da Celltrion Healthcare no Brasil.

Para mais informações sobre Coreia do Sul clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Tamer Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso