Portal O Debate
Grupo WhatsApp

São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

21/10/2021 José Expedito da Silva

A Igreja celebra, em 25 de outubro, a Festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que na devoção popular é conhecido como “São Frei Galvão”.

Desde a sua canonização em 11 de maio de 2007, pelo então Papa Bento XVI, é tradição em Guaratinguetá (SP), terra natal do primeiro santo brasileiro, a Novena, de 16  a 24 de outubro, em preparação para a Festa, no Santuário dedicado ao santo.

Como fiel, cidadão de Guaratinguetá e jornalista, acompanho e participo dessa devoção cheia histórias de fé, de vidas transformadas pelas virtudes que lhe deram a fama de santidade.

Durante o processo de canonização de Frei Galvão, Irmã Célia Cadorin, postuladora da sua causa, ressaltou como exemplo, dentre os documentos anexados, uma ata contemporânea ao Santo, da Câmara de São Paulo, que diz: “Este homem é preciosíssimo a toda esta cidade e vila da Capitania de São Paulo. É um homem religioso e de prudente conselho. Todos acodem a fazer-lhe pedidos. É um homem de paz e caridade”.

Além dos muitos milagres a ele atribuídos através das pílulas de papel arroz com uma breve oração a Nossa Senhora, Frei Galvão é lembrado como um santo missionário franciscano, um santo para os nossos dias, que nos inspira a uma vida plena de virtudes e espiritualidade.

O primeiro santo brasileiro, na sua vida sacerdotal e missionária, abriu-se inteiramente ao Espírito Santo, para que pudesse amar e servir às pessoas mais necessitadas, enfermas, e especialmente, às mães em dificuldades no trabalho de parto.

Ele não colocou reservas nem barreiras para a ação do Espírito em sua vida. Encarnou com muito ardor a mensagem que Francisco de Assis deixou aos seus seguidores: “Preguem o Evangelho sempre… Se for necessário, usem as palavras”.

Neste ano, a festa dedicada ao santo tem uma motivação muito especial: será a primeira sob a administração e coordenação pastoral dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo (SP).

As festividades marcam também o início das obras do novo templo, com sistema viário pavimentado e a implantação do Parque Ambiental “Laudato Sì” – uma área de 20 mil metros quadrados de reflorestamento, onde foram plantadas milhares de mudas de árvores de espécies da Mata Atlântica.

Com o tema: “Frei Galvão e a Espiritualidade Franciscana, as raízes da vida do primeiro santo brasileiro”, os fiéis estão sendo convidados a revisitar essa espiritualidade que impulsionou Frei Galvão na vivência do Evangelho, conforme seu pai fundador São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia.

Concluo com a oração a Frei Galvão, tradicionalmente, rezada no final de cada dia da novena:

“São Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste. Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém!”

* José Expedito da Silva é jornalista e apresentador do Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova.

Para mais informações sobre São Frei Galvão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira