Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o real papel das empresas?

Qual o real papel das empresas?

21/10/2021 Valdez Monterazo

Convido você a fazer uma reflexão sobre o tema proposto neste artigo: será a geração de lucro o real papel das empresas?

Qual o real papel das empresas?

De uma maneira mais simples, para que serve uma empresa? Serve somente para gerar lucro ao dono, investidores e acionistas?

De um lado, muitos acreditam que sim, na verdade, essa ideia se tornou quase uma crença popular. Do outro, donos de empresa em geral abrem seus negócios em busca de liberdade, realização pessoal ou até para viver um sonho.

Infelizmente, a maioria desses empreendedores acaba entrando em uma guerra diária pela sobrevivência, ou seja, gerar lucro no final do mês. No meio a todo esse cenário, entre a opinião popular, o sonho e a realidade dos empresários, se questione novamente.

Qual o real papel de uma empresa? Petter Drucker, considerado o pai da administração científica, tinha uma visão extremamente avançada para sua época e ainda assim, muito atual. Para ele, o papel de uma empresa era simplesmente o seguinte:

Criar e manter um cliente.

Te convido a ler novamente a afirmação acima, ela representa uma mudança total de paradigma.

Para Drucker, a ideia principal era a de que uma empresa deve focar em sua proposta de valor, satisfazer as dores e desejos de seus clientes. Todo o resto é secundário.

Para o pai da administração, gerar lucro era simplesmente natural, uma consequência de a capacidade de empresas atraírem e manterem clientes.

Nesse sentido, donos de negócio devem se perguntar constantemente. Como posso atrair e manter mais clientes?

Apesar de conceitualmente simples, a resposta para essa pergunta não é simplista e envolve uma série de desdobramentos dentro de um negócio.

Em primeiro lugar, para atrair clientes é necessária uma estratégia de marketing muito bem definida e processos de vendas eficientes.

O mercado está cada vez mais competitivo e existem formas cada vez mais interessantes de se fazer marketing, esse é um ponto que precisa estar presente na rotina de donos de negócio.

Em sequência, manter um cliente exige estratégias e competências totalmente diferentes.

Para isso, é necessário um produto ou serviço que se mantenha excelente, gere valor ao longo do tempo, além disso, outro conceito fundamental, a experiência do cliente.

Toda a experiência do cliente, desde o momento da compra até a utilização deve ser encantadora. É assim o processo de fidelização.

Hoje em dia, na era da informação, promover uma boa experiência aos seus clientes é questão de sobrevivência.

Clientes avaliam a experiência com produtos e serviços em tempo real nas mídias sociais e internet, tanto para elogiar, como para fazer críticas.

Esse tipo de interação se espalha com uma velocidade incrível, causando impactos significativos à reputação das marcas, inclusive as pequenas.

E você, como avalia a experiência dos seus clientes com seus produtos e serviços? Mais ainda, está satisfeito com seu marketing e vendas, ou seja, sua capacidade de criar clientes?

Promover esse tipo de questionamento é exatamente o papel de Coach de negócios ao trabalhar em parceria com empresários.

Ao refletir sobre pontos falhos nas empresas, é possível melhorá-los é assim, aumentar a lucratividade e perpetuidade do negócio.

Espero que esse artigo tenha ajudado a promover reflexões significativas sobre sua atuação como profissional e a entender qual é o real papel de sua empresa. Este papel é o de criar e manter clientes. Gerando valor, e assim, consequentemente, alta lucratividade.

* Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.

Para mais informações sobre Empresas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito