Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Embarcadores apostam no caminhão a gás e Amazon compra 1.064 Iveco S-Way GNC

Embarcadores apostam no caminhão a gás e Amazon compra 1.064 Iveco S-Way GNC

20/11/2021 Marcos Villela Hochreiter

No Brasil há fabricantes de caminhões que não acreditam no gás como alternativa menos poluente em relação ao diesel.

Embarcadores apostam no caminhão a gás e Amazon compra 1.064 Iveco S-Way GNC

E há razões para isso por causa da falta de infraestrutura e uma política do poder público. No entanto, já há diversos embarcadores que querem o caminhão pesado movido a gás. Na Europa, a lista é enorme, o que tem garantido o sucesso de caminhões movido a gás. Mais um exemplo da Amazon. Ela encomendou 1.064 caminhões a gás da Iveco. A lista no Brasil, já conta com empresas como L’Oréal, Carrefour, O Boticário, Bayer, Rhodia, Nestlé, Unilever, B2W, Grupo Big, JBS, entre outros.  

A Amazon recebeu o primeiro lote de 216 unidades do S-Way CNG (Gás Natural Comprimido) a ser operado por seus parceiros na Europa, e outras 848 unidades foram encomendadas com entregas que serão iniciadas em meados de 2022, em um total de 1.064 caminhões. 

Autonomia

O S-Way CNG é movido pelo motor de última geração Cursor 13 a Gás Natural, da FPT Industrial, e equipado com tanques de GNV de 1.052 litros, os maiores disponíveis no mercado com a expectativa de renderem uma autonomia de 620 km. 

As 848 unidades encomendadas para entrega em 2022 também apresentarão o Iveco Driver Pal, sistema de comando de voz a bordo da marca com recursos do Amazon Alexa.

Gerrit Marx, CEO do Iveco Group, afirma que a Iveco é pioneira na tecnologia de propulsão a gás há 25 anos, desenvolvendo soluções que permitem aos operadores reduções significativas nas emissões de poluentes. 

“A colaboração com líderes globais, como a Amazon, é uma prova da capacidade robusta de nossos produtos inovadores e de nosso compromisso inflexível com o objetivo da indústria de descarbonizar o transporte até 2050. O Iveco Group continuará liderando o caminho em motores a combustão movidos a combustíveis renováveis, a única solução viável já disponível em grande escala no mercado para reduzir as emissões. Um caminhão a GNV movido a biometano pode cortar as emissões de CO2 em até 95%, contribuindo efetivamente para o processo de descarbonização.” 

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Para mais informações sobre Caminhões clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Transporte Mundial



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid