Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de formar talentos

A importância de formar talentos

07/01/2022 Alexandra Gonçalves

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.

Quando nos referimos a mão de obra especializada, é ainda mais desafiador, afinal as aptidões técnicas e as competências que necessitamos dentro das organizações vão muito além de um diploma.

O avanço tecnológico e a constante busca por soluções, inovações que garantam mais produtividade, economia e sustentabilidade às corporações têm intensificado, levando as organizações a se preocuparem ainda mais com os processos de seleção e o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio.

Somando a este cenário, as empresas têm, cada vez mais, reconhecido a importância de ter um programa sólido de desenvolvimento de talentos para melhorar o desempenho organizacional. Identificar potenciais e treinar habilidades se torna fundamental para o avanço das organizações.

Quando temos a oportunidade de usarmos nossa vocação natural combinada com capacidades desenvolvidas ao longo da vida, temos muita mais probabilidade de encontrarmos desafios e satisfação em todos os níveis e aí, a inovação, soluções e resultados acontecem.

Pessoas que usam seus talentos para realizar suas atividades têm menos probabilidade de sofrer de esgotamento porque  sentem prazer no que fazem e extraem energia de seu trabalho.

Não podemos deixar de reforçar a importância de um ambiente corporativo psicologicamente seguro, diverso e inclusivo para o desenvolvimento humano.

Ter uma equipe com habilidades não apenas relacionadas às qualidades técnicas, mas, diversa, incluindo também aspectos subjetivos do indivíduo, ou seja, os soft skills – habilidades interpessoais – juntamente com a habilidade de aprender coisas novas de forma contínua, se tornou um grande desafio para as organizações e para o futuro do trabalho.

A empatia é um dos mais importantes skills quando buscamos um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, promovendo trocas que contribuirão para a busca de inovação e soluções assertivas, e o coeficiente base para a empatia, é a inteligência emocional essencial para ser bem-sucedido, não importa em que área de atuação.

No que tange aos aspectos técnicos, hard skills, para empresas que utilizam equipamentos de alta complexidade, encontrar talentos com prática de um especialista, ou seja, um consultor, é um grande dificultador, já que o conhecimento vai além do aprendido em sala de aula.

Quando pensamos em um consultor, que além de ser um especialista na área, ainda tem habilidades pessoais bem desenvolvidas, com domínio de outro idioma,  realmente tem sido ainda mais desafiador.

Por isso, quero compartilhar uma experiência positiva, ocorrida na Sandvik. Decidimos investir na busca por um time diferente, por meio do programa de capacitação profissional especializada, chamado Sandschool.

A Sandvik é uma empresa global com valores muito sólidos e uma grande reputação no mercado mundial e acreditamos que esta soma de talentos diversos, formação técnica e habilidades desenvolvidas seja a chave para a sustentabilidade do negócio.

Nosso propósito era atrair talentos nas comunidades onde atuamos, que além da formação técnica tivessem a segurança como um valor pessoal, aspiração para seguir crescendo e se desenvolvendo, que estivessem motivados o suficiente para aprender coisas novas e de forma contínua e principalmente que pudessem usar seus talentos naturais em alinhamento com as práticas.

O primeiro programa Sandschool contou com mais de mil inscritos de todo o país, sendo 400 pré-selecionados e 12 finalistas, que passaram por três meses de imersão em uma de nossas unidades.

Com isso, eles tiveram a oportunidade de aprender muito sobre os nossos produtos e vivenciar na prática o processo de trabalho, conhecer todo o maquinário e, principalmente, os valores e a cultura da companhia.

Acreditamos que investir em desenvolvimento segue sendo o caminho para garantir a melhoria contínua dos nossos processos.

Teoria e prática, aliadas, contribuem consideravelmente para aumentar a produtividade e o diferencial competitivo.

Temos agora temos o desafio de pensarmos como ampliar este programa a um número ainda maior de talentos, formá-los para o futuro e garantir um pool de talentos preparados para os nossos projetos.

Estamos certos que através dessa iniciativa, traremos equidade para os nossos processos com foco em aumentar a nossa diversidade, desenvolver e qualificar mão de obra nas localidades onde atuamos e sermos sustentáveis como organização.

Continuaremos a promover ações, iniciativas, que contribuam na promoção e criação de ambientes de trabalho onde nossos talentos sintam-se engajados e queiram crescer juntos. Onde diversidade e inclusão, oportunidade de desenvolvimento, meritocracia sejam valores vividos dia a dia.

É notório o quanto os nossos talentos do programa Sandschool se sentem engajados, mais alinhados a nossa cultura e valores e muito mais preparados para iniciar suas atividades; não temos dúvida que o investimento que estamos fazendo agora será em pouco tempo transformado em soluções, inovações e satisfação dos nossos clientes.

* Alexandra Chaves é Gerente de RH e EHS da Sandvik Mining and Rock Solutions.

Para mais informações sobre desenvolvimento de talentos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Rede Comunicação



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso