Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esperança em meio ao desastre

Esperança em meio ao desastre

24/11/2017 Thomas Mitchinson

A onipotência tem todo o poder, e reconhecer qualquer outro poder é desonrar a Deus.

Esperança em meio ao desastre

Os furacões, que resultaram em devastação no Texas, na Flórida e nas ilhas caribenhas, também trouxeram à tona o que há de melhor na humanidade, pois milhões de dólares estão sendo doados e pessoas estão desempenhando atos heróicos sem medida.

Enquanto continuamos a observar os efeitos das inundações, sinto-me solidário com todas aquelas pessoas. Tenho visto os efeitos da inundação, mas também tenho constatado que a oração é uma ajuda eficaz, antes, durante e depois de uma tempestade devastadora.

Achei esta declaração de Mary Baker Eddy, a fundadora da Ciência Cristã, muito útil durante ocasiões de medo e preocupação: “Não existe poder a não ser o de Deus. A onipotência tem todo o poder, e reconhecer qualquer outro poder é desonrar a Deus” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p. 228). A angústia e a preocupação tentam nos persuadir de que Deus talvez esteja ausente e que sejamos impotentes diante de forças destrutivas. Mas reconhecer que Deus está presente e tem todo o poder alivia o medo e o terror, além de infundir-nos sabedoria e coragem.

Jesus deu provas disso. Quando estava no barco com seus discípulos, no meio de uma tempestade, ele acalmou os ventos simplesmente declarando: “Acalma-te, emudece!” (Marcos 4:39). Ele não estava apenas acalmando a tempestade, mas também estava expulsando o terror que os discípulos sentiam. Embora talvez não tenhamos o nível de confiança em Deus que Jesus tinha, o fato espiritual é que qualquer um, em qualquer parte, recebe verdadeiramente a ajuda onipotente, onde quer que esteja. Essa ajuda pode assumir formas diferentes, tais como: proteção, resgate ou uma ideia inspirada de como conter a água.

Houve uma ocasião em que nossa cidade foi atingida por uma tempestade torrencial. Quando acordei, às 2 da madrugada, a água havia enchido a área em frente das janelas do porão e já estava inundando o porão de nossa casa. Enquanto minha esposa usava o aspirador de água no porão e eu do lado de fora procurava tirar a água defronte das janelas, minha filha de oito anos segurava um balde debaixo de uma janela, tentando apanhar a água que entrava.

Enquanto eu carregava os livros, computadores e mobília do escritório para outro quarto no andar de cima, abri o livro com a declaração de Eddy que mencionei acima, sobre a onipotência de Deus. Repeti a frase em voz bem alta, acima do barulho do aspirador e da água que entrava no porão, reconhecendo o poder de Deus.

Ao repetir essa frase, comecei a sentir a autoridade espiritual que havia por trás dela, que passou a significar mais para mim do que a água que entrava no porão. Daí a água parou de entrar. Ainda chovia e continuou a chover por mais quatro horas, mas a água não entrou. Não tivemos nenhuma perda.

Aprendi com essa experiência que nenhum de nós pode ser separado do cuidado amoroso de Deus. Mesmo quando o desastre leva a uma perda de propriedade ou à perda de entes queridos, volver-se ao amor de Deus em humilde oração traz a força, a coragem e a inteligência para prosseguir. Isso leva a uma restauração tanto mental como física, não apenas para viver com o pesar, mas permitindo que Deus o cure.

A oração pode nos proporcionar um senso do domínio, equilíbrio mental, coragem e força, dados por Deus. Essa oração com compreensão não somente conforta, mas restaura o senso completo de bem em nossa vida.

* Thomas Mitchinson escreve sobre a relação entre o pensamento a espiritualidade. Também integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA. 



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais