Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

15/05/2018 Mariana Vieira

Um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos.

Liberte-se da ansiedade em 3 dias

 Todas as semanas recebo dezenas de pessoas que sofrem com os sintomas da ansiedade, que podem variar de falta de ar, palpitações, dor de cabeça, sentir a região da testa ou o topo da cabeça quentes, dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite, cansaço excessivo, entre tantos outros.

Diante desse cenário crescente, o meu objetivo com esse artigo, assim como em todos os atendimentos que realizo, é mostrar que podemos equilibrar as nossas emoções de maneira simples. Sim, de maneira SIMPLES! É como banho. Ninguém fica se culpando ao final de um dia por ter ficado sujo ou suado. Apenas fazemos o que tem que ser feito, que nesse caso é tomar um bom banho. Agora quando o assunto é ansiedade, devemos tratar igual. Pare de se culpar por estar ansioso e comece fazendo o que tem que ser feito!

Por isso, proponho um desafio de três dias com poucos exercícios práticos e rápidos. Então vamos lá, durante três dias você vai:

1º - Beber, no mínimo, 500 ml a mais de água – E, água é água, ok?

Seo seu primeiro pensamento foi: "Nossa, tudo isso?" Lembre-se que uma latinha de refrigerante ou suco tem quase essa mesma quantidade e muitas vezes você bebe em menos de uma hora do seu almoço. Vamos deixar as desculpas de lado!

2º - Durante o seu dia, comece a perceber os momentos em que está com os pensamentos no futuro – e esses pensamentos costumam ser parecidos com: "E se tal pessoa falasse tal coisa eu iria ... " ou "Quando chegar tal momento eu vou...". Ao se dar conta que está assim, dê um passo para trás se imaginando voltando para o presente. Literalmente um passo para trás, mas com consciência de estar se trazendo para o presente e perceba que ao fazer isso, você sentirá um bem-estar muito forte em todo o seu corpo. Em lugares que você não tenha espaço físico para dar o passo para trás (como dirigindo, ou em um transporte muito cheio) apenas se concentre e se imagine dando esse passo.

3º - Ao se levantar e antes de se deitar, sente-se na cama e puxe o ar pelo nariz durante quatro segundos e solte pela boca pelo mesmo tempo. Na expiração, ouça o som do ar saindo pela boca. Repita esse processo pelo menos três vezes pela manhã e a mesma quantidade pela noite.

4º - Busque em algum aplicativo ou no próprio Youtube um áudio que seja de relaxamento para controle de ansiedade e ouça pelo menos uma vez por dia. Há muitas opções disponíveis e tenho certeza que uma delas irá lhe agradar.

Posso lhe garantir que se você fizer esses rápidos e eficientes exercícios se sentirá muito melhor até mesmo antes do final do terceiro dia. E, caso queira permanecer bem, basta continuar! Ao fazer isto, você estará mostrando para a sua estrutura psicológica a forma como deseja viver a partir de agora e em pouco tempo, estará vivendo com a ansiedade controlada de forma totalmente automática. Vamos lá? O momento de viver bem é agora!

* Mariana Vieira - Hipnoterapeuta clínica, com certificações internacionais pela ABH – The American BoardofHypnotherapy e Instituto Milton H. Erickson (USA).

Fonte: Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais