Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sinta o poder de cura do perdão

Sinta o poder de cura do perdão

30/12/2015 Bob Clark

O perdão é discutido em lugares surpreendentes.

Não mais confinado às discussões sobre religião e filosofia moral, o perdão está expandindo seu papel como virtude e tomando o seu lugar como um importante elemento de bem-estar físico.

“O conflito não apenas deprime o espírito; ele pode levar a problemas de saúde física”, diz a página de Envelhecimento Saudável do site Johns Hopkins Medicine.

A página de Estilo de Vida Saudável do site da Mayo Clinic inclui o seguinte: “Quando alguém que você gosta lhe machuca, você pode guardar raiva, ressentimento e pensamentos de vingança — ou abraçar o perdão e seguir em frente. (...) Deixar rancores e a amargura de lado pode abrir caminho para a felicidade, saúde e paz”.

Uma ilustração poderosa disso está na reportagem do The Christian Science Monitor. O título resume bem: “Após 39 anos de prisão, encontra-se inocência e perde-se a amargura”.

Ricky Jackson é um exemplo vivo de perdão. Sua condenação, com base em uma mentira de um menino de 12 anos de idade, foi revertida.

O artigo explica que, desde que deixou a prisão, Ricky tem pensado no que fazer com o resto de sua vida e com a mentira que o levou à prisão aos 18 anos, fazendo dele a pessoa condenada injustamente por mais tempo na história americana.

Essa mentira testou os limites do perdão humano e da resiliência e o obrigou a não deixar que as circunstâncias, embora trágicas, definissem quem ele é. Mesmo na prisão, Ricky buscou preservar sua sensibilidade.

“Eu tentei ser o tipo de pessoa que minha mãe queria que eu fosse”, disse ele. “Eu era uma pessoa em uma prisão. Mas nunca me tornariam um prisioneiro”. Ricky conseguiu perdoar quem o acusou falsamente.

Como chegar ao ponto de perdoar algo tão errado? “Comece aos poucos”, diz o Dr. Fred Luskin. Como diretor dos Projetos de Perdão de Stanford e consultor sênior na promoção da saúde na Universidade de Stanford perguntaram-lhe: “Pode-se incorporar o perdão na vida diária?” “O perdão pode começar aos poucos”, disse ele.

“Pratique-o nas pequenas coisas em sua vida: a próxima vez que você ficar com raiva de alguém por uma coisa banal, pratique perdoá-lo. Faça disso uma escolha consciente, deixe passar e perceba o quão bem você se sente.

Quando estiver bravo com alguém, pergunte-se: ‘Vale a pena sofrer?’ Se você está confuso e incerto sobre isso, pergunte a alguém que já praticou o perdão. Essa pessoa lhe dará um relatório brilhante sobre o valor do perdão em sua vida. Não precisa apenas acreditar em mim".

Quando o perdão parece quase impossível, a oração pode fazer a diferença. Veja-a como um processo de duas etapas: 1. Humildemente, tranquilize a mente humana, na qual residem o ressentimento e mágoa e 2. Tente compreender a Deus como a verdadeira fonte de pensamento.

Se você for como eu, ao abrir a porta do seu pensamento, você poderá sentir a tensão e a dor da raiva serem lavadas pelo Amor divino. É um sentimento poderoso e inesquecível que restaura a saúde física e mental.

* Bob Clark pratica profissionalmente a Ciência Cristã em Belleair, Flórida.



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais