Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

24/08/2015 Thomas Mitchinson

Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente.

Em mais de 80 triathlons que serão feitos este ano em Illinois, EUA, pessoas de todas as idades terão de usar mente e corpo enquanto correm, andam de bicicleta e nadam, lado a lado com seus adversários. O número crescente de participantes também irá requerer bastante de seu lado espiritual nessas competições.

Uma dessas pessoas é o triatleta que disputa competições a nível mundial Patrick McCreary, de Alton, que acabou de completar sua 189ª corrida em 28 anos. Sua rotina de treinamento não é a típica rotina de um esportista normal, e sim um momento de oração. “Apesar de treinar o ano inteiro e participar de 6 a 12 corridas por temporada, é a minha relação com Deus que me mantem forte. Meu treinamento inclui pensar nos versículos da bíblia enquanto corro, nado e pedalo”.

Patrick foca em três características espirituais quando treina e compete: paz, alegria e força. “Eu não conheço ninguém que não esteja buscando essas três qualidades”, ele me contou. Esses três elementos espirituais podem ser chamados de “triathlon espiritual”. Ele comentou sobre os benefícios de encontrar paz, alegria e força divinas em suas corridas:

Paz. Patrick disse que ao expressar amor, ele recebe de volta a paz que precisa nessas corridas: “Triathlons formam uma grande irmandade. Todos temos um princípio que nos guia”, disse ele, “que é acabar a corrida com sucesso e sem se machucar. Há princípios e protocolos em uma competição para nos ajudar e um deles é a paz de espírito, mesmo em uma competição intensa."

Alegria. Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente. Quando ele é humilde ao correr, expressando sua gratidão aos voluntários e perdoando erros que possam acontecer, Patrick consegue encontrar a alegria e satisfação no caminho: “Há grande alegria em cada competição”, disse. “Eu amo pedalar, nadar e correr, e as pessoas que competem comigo também.

Força. Fadiga e desgasto podem acabar com qualquer atleta. Patrick falou que seu versículo favorito da Bíblia o ajuda a manter a força e a resistência: “Os que esperam no senhor, renovam as suas forças ... correrem e não se cansam, caminham e não se fatigam”. “Ao entender que minha inteligência e força vêm de Deus, minhas habilidades mentais e físicas melhoram”.

Há alguns anos, Patrick competiu no ITU World Triathlon em Honolulu, no Havaí, e um carro apareceu no caminho da corrida e bateu em Patrick. Ele foi levado para o hospital em uma maca. Os quartos da emergência estavam lotados, por isso, enquanto esperava, ele orou. Mais do que pedir a Deus por ajuda, ele usou seu tempo para perceber a presença do Amor divino, que pode curar qualquer dano. Depois de ser examinado, mesmo tendo diversos machucados, foi confirmado que nada tinha se quebrado ou deslocado, e ele foi liberado.

Nos meses seguintes, uma dor ainda restringia sua liberdade de movimentos, e tinha problemas para dormir. Patrick decidiu que poderia mover seu pensamento para longe das memórias do acidente e para perdoar o motorista. Suas orações incluíram as palavras de um poema de Mary Baker Eddy: “Gentil presença, gozo, paz, poder".Ele percebeu que a “gentil presença” divina poderia ajudá-lo a encontrar a gentil presença da paz que o ajudaria a dormir. E assim ocorreu.

Alguns anos depois, ele competiu no ITU World Triathlon em Pequim, China, e ficou em segundo lugar. Patrick chegou à conclusão: “O poder do Espírito é capaz de renovar e restaurar nossa saúde e habilidades”.

Seja correndo ou não, todos podemos participar de um “triathlon espiritual” e sentir a paz, alegria e forçaque superam estresse, competitividade e fadiga, rompendo barreiras em todas as áreas de nossa vida.

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde.



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado