Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

09/08/2017 Valerie Minard

"Se a ausência do pai fosse classificada como doença seria uma epidemia digna de atenção"

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

Com o Dia dos Pais chegando, muitos de nós somos levados a lembrar de todas as maneiras importantes com que os pais fortalecem e apoiam suas famílias.

Mas, para as mais de 20 milhões de crianças que vivem nos EUA sem a presença física de um pai, o Dia dos Pais pode ser difícil. Adicione a isso os milhões de pais que estão presentes fisicamente, mas que estão ausentes emocionalmente. Ao pensar no mundo inteiro, o número é muito maior.

De acordo com o National Center for Fathering (Centro Nacional para a Paternidade)], se a ausência do pai “fosse classificada como doença ... seria uma epidemia digna de atenção, como uma emergência nacional”, já que muitas doenças sociais se originam dela.

Embora meu pai não tenha estado presente durante a minha infância, aprender sobre Deus como meu Pai e Mãe, na Escola Dominical da Ciência Cristã, ajudou-me a sentir que meu Pai divino me ajudaria, não importa que tipo de problema eu pudesse ter.

Sempre gostei da forma como Jesus falava a respeito de Deus como Pai. Em seu “Sermão do Monte”, ele falou para uma multidão: “[...] quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará [...] porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus 6:6-8).

Falar de Deus como Pai foi algo revolucionário para a época. Até então, a maioria das pessoas pensava em Deus como uma deidade distante, que poderia ser apaziguada apenas com sacrifícios.

Aos olhos deles, Deus era mutável, tinha favoritos e era geralmente austero e implacável. Mas Jesus mudou tudo isso ao revelar essa nova relação com Deus como nosso Pai amoroso.

Gosto de como a fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, interpreta as primeiras linhas da Oração do Senhor, em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras:

“Pai nosso, que estás nos céus,
Nosso Pai-Mãe Deus, todo-harmonioso,
Santificado seja o Teu nome;
Adorável Um e Uno.
Venha o Teu reino,
O Teu reino já veio; Tu estás sempre presente.

Essa oração nos diz que nosso divino Pai-Mãe é harmonioso. Não há raiva, violência nem impaciência nessa natureza divina. Não é nada dominadora nem opressora. Apenas um Pai-Mãe confiável e estável. Indica que não estamos no fogo cruzado de uma relação conflituosa, mas sim, somos os beneficiários do amor carinhoso do Pai-Mãe.

Mais do que respeito apenas, temos uma relação chegada, profunda e de amor mútuo. Como Deus é onipresente, não há a ausência de um pai. Ele está sempre disponível e presente, e pode nos ajudar e proteger, não importa qual seja a situação.

Ginny Luedeman experimentou as bênçãos desse conceito a respeito de Deus. Durante grande parte de sua infância, seu pai fora alcoólatra e agressivo. Quando ele deixou a família, ela ficou feliz, pois haviam terminado os abusos, contudo, sentiu-se abandonada.

Então, aos 19 anos, ela começou a ler Ciência e Saúde, e a frase: “Nosso Pai-Mãe Deus, todo-harmonioso”, teve um sentido especial para ela. Começou a ver a Deus como um Pai amoroso, que nunca prejudicaria Seus filhos.

À medida que foi crescendo espiritualmente, no passar dos anos, ela percebeu que não precisava mais ver-se como vítima de um passado ruim. Isso trouxe-lhe a cura completa.

“Assim que parei de pensar que eu poderia não fazer parte da criação espiritual amada pelo Pai-Mãe Deus, minha dor [e depressão] cessaram”, escreveu ela em um testemunho publicado, “[...] o comportamento abusivo de meu pai nunca poderia atingir quem eu era de fato. Nem poderia atingir a ele. A paternidade pura me amava com todo o amor que eu poderia esperar.”

Então, algo magnífico aconteceu. Embora Ginny e seu pai não tivessem mantido contato por muitos anos, ele ligou para ela. Disse que certa vez havia desmaiado de bêbado à beira de um rio.

Ao acordar, não quis mais beber. Ele reconheceu que somente Deus poderia ter ocasionado tamanha mudança.

Não importa que tipo de vida familiar tenha tido, você tem o direito de conhecer a Deus como sendo Pai e Mãe — um pai e mãe divino que ama muito você, e você pode contar com o cuidado dEle e com Seu governo harmonioso. Essas divinas qualidades paternais são algo a ser apreciado.

* Valerie Minard escreve sobre a conexão entre a consciência, a espiritualidade e a saúde como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, em Nova Jérsei, Estados Unidos.
Publicado originalmente no MyCentralJersey, @MyCentralJersey.



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado