Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

30/07/2023 Emanoelton Borges

Lançado no fim de 2022 pela norte-americana OpenAI, o ChatGPT já conquistou mais de 100 milhões de usuários e tem gerado muita discussão.

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

Promessa de transformação do mercado de trabalho, educação e da própria dinâmica da sociedade global, a plataforma pode criar textos, músicas e automatizar tarefas rotineiras. Mas é sua capacidade de aprender e interagir como seres humanos que levanta debates a respeito dos limites éticos da inteligência artificial. 

Polêmicas à parte, as possibilidades de alavancar os negócios com o ChatGPT são inúmeras, e as empresas de todo o mundo entenderam isso rapidamente. De acordo com a pesquisa Resume Builders, atualmente 49% das companhias já usam o sistema em alguma operação interna e 93% delas planejam expandir o uso do chatbot. Além disso, 30% dizem que planejam começar a usar, dos quais 85% afirmam que começarão a fazê-lo nos próximos seis meses. E um dado curioso: uma em cada duas organizações substituiu funcionários pelo ChatGPT desde novembro. 

As funcionalidades são muitas. O levantamento revelou que, das empresas que atualmente usam o ChatGPT, 66% o fazem para escrever códigos, enquanto 58% o usam para redação/criação de conteúdo, 57% para suporte ao cliente, 52% para criar resumos de reuniões ou documentos e 45% para auxiliar a realização de pesquisas nas mais diversas áreas. 

Boa parte das empresas também utiliza o ChatGPT para facilitar a contratação; 77% dizem que a tecnologia ajuda a escrever descrições de cargos, 66% rascunham requisições de entrevistas e 65% respondem aos candidatos. 

No geral, a maioria dos líderes empresariais está impressionada com o trabalho da plataforma. A mesma pesquisa indica que 55% dos gestores dizem que a qualidade do trabalho produzido pelo ChatGPT é “excelente”, enquanto 34% afirmam que é “muito boa”. 

Apesar dos números expressivos e da rápida adesão das empresas a essa tendência, ainda existe muita especulação sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas. O fato é que as corporações que utilizam de ética para adentrar esse mundo não ultrapassam os princípios de humanização e podem se destacar da concorrência de forma inovadora e, ao mesmo tempo, justa. 

Estamos diante de uma tecnologia disruptiva, com múltiplos usos e que permite acessar um vasto conhecimento. A chave da questão é aliar educação aos projetos, orientando sempre as equipes sobre os limites da corporação e da própria IA. Além de abusar do bom-senso e de muita criatividade para explorar o ChatGPT em parceria com as capacidades humanas e nunca contra elas.  

* Emanoelton Borges é CEO da Alfa Inteligência.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



A inteligência artificial pode auxiliar no combate da judicialização da saúde no Brasil?

O Supremo Tribunal Federal (STF) está em processo significativo para enfrentar a crescente judicialização na área da saúde no Brasil.

Autor: Natália Soriani

A inteligência artificial pode auxiliar no combate da judicialização da saúde no Brasil?

Aplicação da IA já é realidade, não uma promessa

Apesar dos avanços e das conquistas da IA, ainda há quem questione o seu potencial e da sua efetividade.

Autor: Junior Selbach

Aplicação da IA já é realidade, não uma promessa

A IA chegou ao setor jurídico, mas profissionais precisam saber como usá-la

Muitos profissionais da área Jurídica não possuem familiaridade ou habilidade com as ferramentas e conceitos de IA.

Autor: Marcos Roberto Pinotti

A IA chegou ao setor jurídico, mas profissionais precisam saber como usá-la

A criatividade na era da Inteligência Artificial

Manipulação de imagens, vídeos e até mesmo voz é o que a inteligência artificial (IA) já é capaz de fazer com o avanço e popularização de softwares.

Autor: Vanessa Queiroz 

A criatividade na era da Inteligência Artificial

Impactos da IA no consumo de energia em data centers

Os data centers são responsáveis por armazenar e processar dados para diversos serviços online.

Autor: Fernando Nunes

Impactos da IA no consumo de energia em data centers

Qual o futuro dos smartphones na era da revolução da Inteligência Artificial?

Nos últimos 20 anos testemunhamos uma verdadeira revolução tecnológica através da democratização dos smartphones.

Autor: Fernando Wolff

Qual o futuro dos smartphones na era da revolução da Inteligência Artificial?

Governo de Minas aplica Inteligência Artificial na correção de redações

Ferramenta desenvolvida pela plataforma Estudo Play permite avaliar textos feitos à mão e fornece resultado detalhado de forma imediata.

Autor: Divulgação

Governo de Minas aplica Inteligência Artificial na correção de redações

Regulação da IA no Brasil e a escolha de Ulisses

O Brasil é um país continental e diversificado que, apesar de toda sua complexidade social e política, tem um ambiente regulatório democrático consolidado.

Autor: Renata Herani

Regulação da IA no Brasil e a escolha de Ulisses

Regulamentar a Inteligência Artificial é preciso

Os processos de Inteligência Artificial certamente reduzirão custos e tempo de elaboração de tarefas quando aplicados à industria, à ciência e outros segmentos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na aplicação de algoritmos de IA para análise de dados, previsão de tendências e automação de processos.

Autor: Ary Vilhena

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

A Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente em nossas vidas a cada dia que passa.

Autor: Alessandro Buonopane

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor