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Cemig adota etanol e deixa de emitir mais de 100 toneladas de CO2

Cemig adota etanol e deixa de emitir mais de 100 toneladas de CO2

14/07/2024 Divulgação

Veículos da companhia passam a ser abastecidos apenas com o biocombustível de origem vegetal que libera menor quantidade de gases poluentes.

Cemig adota etanol e deixa de emitir mais de 100 toneladas de CO2

A Cemig colocou em prática mais uma ação sustentável dentro de um conjunto de medidas que têm o objetivo de descarbonizar as atividades da empresa. Desde meados de maio, a frota leve da companhia passou a ser abastecida apenas com etanol, biocombustível produzido de vegetais e que é considerado carbono neutro (todo carbono liberado durante a queima no veículo é capturado durante o crescimento da planta). Com a adoção da iniciativa, mais de 112 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera apenas no primeiro mês, contribuindo, desta forma, para a redução das emissões de gases de efeito estufa.  

A nova diretriz adotada engloba o abastecimento exclusivo com etanol em mais de 460 carros próprios que circulam em Belo Horizonte e nas outras 773 cidades da área de concessão da Cemig em Minas Gerais. Desde a implantação da medida, cerca de 49 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela Companhia, sendo substituídos pelo etanol, um biocombustível obtido da cana-de-açúcar que possui diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis.  

Outra comparação importante que pode ser feita, a partir dos resultados obtidos desde a implementação da medida de abastecimento da frota com etanol pela Cemig, é com o quantitativo de árvores. A não emissão das 112 toneladas de CO2 na atmosfera, com a adoção dessa iniciativa pela companhia em um mês, equivale ao plantio de 784 árvores.

Esta medida já vem sendo adotada por outras empresas, como a Nestlé, com uma frota de cerca de 1.700 veículos utilizados pelas forças de vendas e pós-vendas em todo o Brasil. As locadoras de automóveis também têm abastecido suas frotas somente com etanol.

Até então, a decisão era levada em questão do preço do combustível na hora do abastecimento, ou mesmo, da autonomia para viagens, já que os veículos abastecidos com gasolina conseguem um autonomia maior. No entanto, a decisão pelo etanol é priorizado as questões ambientais. Além disso, o biocombustível fazer parte da economia circular e reduz a dependência do Brasil em relação a importação de petróleo e gasolina.

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Fonte: Erika Silveira Torres, engenheira de Sustentabilidade da Cemig e Frota News



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