Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do advogado criminalista

A importância do advogado criminalista

12/05/2021 Marcelo Campelo

Muita gente conhece algum advogado criminalista, ou pelo menos, já ouviu falar, mas o que realmente este profissional faz?

No ideário popular ele defende bandido, mas seria isso mesmo? Ou, será que esse profissional não seria uma barreira, contra abusos do Estado Juiz, com suas Leis aplicadas através de seus agentes, Polícia, Promotor, Juiz, sobre o cidadão?

Imaginemos a situação, sem advogado criminalista: um traficante, chefe de um morro, é preso com toneladas de drogas e armas, acaba denunciado pelo Ministério Público e o Juiz o julga  a 30 anos de prisão.

Numa segunda hipótese, novamente, sem advogado criminalista, um agressor, o qual já possui uma medida protetiva em favor de sua companheira,  a agride novamente ocasionando diversas lesões corporais, acaba preso, o Ministério Público julga, o Juiz profere a sentença e o réu é punido com uma pena de 25 anos.

Em uma terceira hipótese, novamente sem advogado, um estudante de direito, após uma festa da faculdade, é parado em uma barreira policial, recusa-se a fazer o teste de alcoolemia e acaba conduzido para a Delegacia.

Assina o termo Circunstanciado, o Ministério Público denuncia, o Juiz julga e o rapaz é condenado há 10 anos de reclusão.

Agora, e se tivéssemos a atuação de um advogado criminalista nos casos acima? O primeiro, do chefe do morro, a sua pena seria de 30 anos, pois mesmo assim, o crime é de natureza muito grave e as provas eram contundentes.

No segundo caso, a pena aplicada, seria de 10 anos, e o Promotor e o Juiz, bem como o Delegado, usurparam as suas funções, não respeitaram os direitos fundamentais do réu. No terceiro, do colega, a pena seria de 2 anos, os direitos fundamentais foram arrebentados.

Os exemplos servem para ilustrar a função do advogado criminalista. Esse profissional serve para garantir a aplicação da lei.

Na esfera criminal existe um princípio que vêm da antiguidade, o princípio da legalidade, lá dos idos de 1215 de João sem Terra, da Carta Magna quando os Nobres se rebelaram contra os abusos da Coroa. Determinaram que o rei só poderiam realizar o que estava previsto na lei.

O advogado criminalista é aquele que serve, em poucas palavras, para garantir que a Constituição, o Código Penal, o Código de Processo Penal e as Lei Extravagantes sejam aplicadas conforme foram escritas.

O advogado criminalista é a voz e todos contra o Estado opressor, o Estado que obsta o Estado que não respeita as próprias Leis. E, infelizmente isso acontece, pois existem seres humanos que o representam.

Nas palavras do grande Evaristo de Moraes: “na defesa dos odiados, o advogado deve empenhar-se com redobrado ardor, para que as garantias legais dos acusados não adormeçam no papel. Muitos são os casos em que meros suspeitos sofrem condenações públicas por antecipação bem antes do veredicto dos tribunais.”

Do Mestre Rui Barbosa “em matéria criminal, não há causa em absoluto indigna de defesa. Ainda quando o crime seja de todos o mais nefando, resta verificar a prova; e ainda quando a prova inicial seja decisiva, falta, não só apurá-la no cadinho dos debates judiciais, senão também vigiar pela regularidade estrita do processo nas suas mínimas formas”.

E, para finalizar, fico com as palavras do Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ribeiro Costa: “só uma luz nesta sombra, nesta treva, brilha intensa no seio dos autos. É a voz da defesa, a palavra candente do advogado, a sua lógica, a sua dedicação, o seu cabedal de estudo, de análise e de dialética. Onde for ausente a sua palavra, não haverá justiça, nem lei, nem liberdade, nem honra, nem vida”.

* Marcelo Campelo é advogado especialista criminal.

Para mais informações sobre advogado criminalista clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Toda Comunicação



Home care, os planos de saúde e os direitos do paciente

O conceito de home care é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde, especialmente no Brasil.

Autor: José Santana Junior


Segurança de elevadores em xeque: quem é responsável?

Mortes e ferimentos levam a questionamentos sobre manutenção e fiscalização.

Autor: Divulgação


Você contribui a mais com INSS?

Ela está lá, presente no contracheque de qualquer trabalhador com carteira assinada e nas cobranças mensais referentes ao funcionamento do MEI.

Autor: Marcelo Maia


Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente a qualquer empresa. Até porque são as decisões deste instante, do hoje, que ajudam a determinar o amanhã.

Autor: Mariella Bins Santana


Aposentado pode permanecer em plano de saúde empresarial

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ex-funcionários aposentados devem assumir a integralidade da mensalidade do plano de saúde, em modalidade de coparticipação.

Autor: Natália Soriani


Desafios e soluções para condomínios com a legalização da maconha

Advogado Dr. Issei Yuki aponta aspectos críticos para a administração condominial.

Autor: Divulgação


Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação