Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ABC dos Direitos Humanos

ABC dos Direitos Humanos

25/12/2018 João Baptista Herkenhoff

Temos de reagir para impedir retrocessos.

A convite da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, já havíamos escrito o ABC DA CIDADANIA, que teve ampla divulgação graças ao idealismo, espírito público e competência de toda a equipe que integra essa Secretaria.

Fui agora convocado pelo Prefeito Luciano Rezende e pela Secretária de Cidadania e Direitos Humanos Nara Borgo Cypriano Machado para o encargo de produzir o ABC DOS DIREITOS HUMANOS.

Este novo ABC, que acaba de ser publicado, foi solenemente lançado na Câmara Municipal de Vitória, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (dez de dezembro). O ABC dos Direitos Humanos conjuga-se com o ABC da Cidadania:

a) a Cidadania e os Direitos Humanos mantêm íntima relação:

b) a vigência dos Direitos Humanos constitui condição para o exercício da Cidadania;

c) a prática cidadã, em todos os espaços da vida social, corporifica os Direitos Humanos.

d) os dois volumes prestam-se a servir como matéria prima para debates em escolas, sindicatos, movimentos populares, comunidades eclesiais de base;

e) além disso, podem ser utilizados como guia para tarefas que sejam prescritas por professores, em todos os níveis de ensino.

Sou Juiz de Direito aposentado, mas procurei fugir do palavrório jurídico, que só dificulta o entendimento e inspira anedotas, como aquela do réu que, após ouvir a bombástica acusação do Promotor de Justiça, perguntou a ele, humildemente: “Doutor, o senhor falou tudo isso a meu favor, ou contra mim?”

O Direito, de um modo geral, não deve encerrar dentro de si uma espécie de código secreto. E muito menos um ABC DOS DIREITOS HUMANOS pode ter qualquer semelhança com código secreto.

No correr da obra citei autores e livros. Não coloquei a fonte em notas de rodapé, como se faz habitualmente nas obras doutrinárias. Na Bibliografia, que aparece no final do volume, constam os títulos e autores dos livros mencionados.

Ficarei honrado com sugestões e críticas que sejam formuladas pelos leitores. As sugestões permitirão o aprimoramento do trabalho em eventual futura edição. Parece-me que a leitura deste livrinho é oportuna neste momento de Brasil. Isto porque pronunciamentos de grande peso, noticiados pela imprensa, pretendem negar os direitos humanos.
Temos de reagir para impedir retrocessos. A História anda para a frente, não anda para trás.

* João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado (ES), palestrante e escritor.

Fonte: João Baptista Herkenhoff



Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação


Licença-maternidade sem carência para as autônomas

Foi uma decisão histórica, e com 25 anos de atraso!

Autor: Nayara Felix


Recorde de queixas contra planos de saúde e a necessidade de mudanças

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunha um aumento alarmante nas queixas de consumidores contra planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


Conflitos condominiais

Tipos de ações judiciais e maneiras eficientes de resolvê-los.

Autor: Divulgação


Se a doença é rara, o tratamento não pode ser

13 milhões de brasileiros convivem hoje com doenças raras, de acordo com o Ministério da Saúde.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli