Grupo WhatsApp

A escola pública sob administração privada

A escola pública sob administração privada

08/06/2024 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Foi aprovado nesta terça-feira (04/06), o projeto que estabelece a administração das casas de ensino estaduais por empresas privadas, à semelhança do que já ocorre nas com as unidades de saúde, mantidas com o trabalho administrativo das ditas organizações sociais. Pelo texto referendado pelos deputados estaduais e em seguida sancionado pelo governador Ratinho Jr., 204 das 2000 escolas estaduais paranaenses contratarão a administradora, que terá como função gerir o estabelecimento, liberando o diretor e os professores de atividades de manutenção e cuidados com a estrutura, para poderem atuar exclusivamente nas tarefas de ensino, sem outras preocupações.

A novidade é chamada Programa Parceiro da Escola. A organização contratada, mediante concorrência pública, se encarregará da manutenção, segurança, merenda escolar e outras atividades de gestão e será remunerada por isso. Ficara reservada aos diretores e professores a atuação propriamente dita no ensino com o objetivo de dar mais atenção e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos e, inclusive, a satisfação deles próprios e de suas famílias. Os mestres continuarão como servidores do Estado, com todos os direitos e obrigações estabelecidos nos seus concursos de admissão, exceto com as tarefas administrativas, que passarão à parceira.

O sistema foi testado numa escola da rede paranaense, com bons resultados, segundo o governador e, depois de implantado nas 204 hoje escolhidas, deverá se expandir às demais, dentro de um processo de diálogo com a comunidade, especialmente os pais de alunos. Segundo Ratinho Jr., seu governo busca a excelência e tem como modelos a Coréia do Sul, onde os alunos recebem vauchers e com eles pode estudar na escola que escolher, e na Inglaterra, onde também há grande flexibilidade na rede de ensino e isso favorece ao aprendizado.

Como em tudo o que envolve mudança, a aprovação da matéria provocou a invasão da Assembleia Legislativa paranaense e chegaram a ocorrer algumas prisões de manifestantes contrários mais exaltados. O que se espera é que o governo tenha feito estudos suficientes para encontrar o formato adequado às escolas de sua rede e isso leve à melhor qualidade de ensino e, inclusive, nas condições de trabalho dos seus mestres. Quando esses resultados se tornarem conhecidos, é bem provável que o esquema venha a servir para os demais Estados, ou parte deles, também reformarem o seu relacionamento com os servidores da rede escolar e com os próprios alunos.

Apesar dos esforços da grande maioria dos professores, os levantamentos dizem que o rendimento das escolas brasileiras tem sido aquém das necessidades. É preciso iniciativas que possam vencer os obstáculos e fazê-las produzir o melhor que seu corpo docente pode dar e que os alunos sejam os grandes beneficiados. Os pais e familiares do alunado também deve ser motivado a participar do esforço pela melhora na qualidade do ensino, tentando entregar suas crianças à escola com os requisitos de educação familiar suficientes para que, a partir de então, passem a receber a educação formal e dela possam tirar proveito.

Que venham todas as inovações, desde que sejam capazes de otimizar o ensino e, principalmente, melhor preparar as nossas crianças e jovens para os desafios que terão de enfrentar na vida adulta e cidadania. Sem o peso da obrigação de administrar acessórios do estabelecimento, adquirir insumos e resolver questões do cotidiano, o diretor e os professores estarão o tempo todo cuidando do principal que é a educação do aluino, atividade para qual estudaram e foram contratados a executar. O diretor, por exemplo  em vez de administrar goteiras ou vazamentos, encomendar comida da merenda e coisas do gênero, terá tempo para planejar as atividades e acompanhar como suas orientações são executadas pelos professores sob seu comando. Só poderá dar certo...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Para mais informações sobre escola clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X

Quem somos

Fonte: ASPOMIL



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz