Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

01/06/2021 Ivo Erthal

Discutir a conexão entre tradição e inovação é um imperativo no ambiente escolar.

Conectar tradição e inovação na Educação é a receita para novos resultados

As transformações acontecem com a soma dos elementos consolidados por meio da História com outros que chegam para atender a novas demandas. 

Todos os espaços sociais são confrontados com essa questão. A escola, como espaço de formação humana por excelência, está nesse contexto.

Conectar o tradicional e o inovador significa reconhecer todos os elementos já construídos a serviço da Educação, tais como as contribuições filosóficas, históricas e matemáticas dos antigos Gregos, a legislação romana, a difusão de ideias impressas em livros a partir da Invenção de Gutemberg, a arte rupestre, assim como a renascentista, e ainda os elementos desenvolvidos pela Ciência ao longo dos séculos. No momento atual, como elementos inovadores podemos citar a chegada da Internet, do universo de softwares que estão à nossa disposição e o entendimento que a formação do indivíduo se dá pelo desenvolvimento de suas competências e habilidades.

A escola não é um espaço desconectado do mundo. E, por ser dinâmica, a Educação também se caracteriza pela égide da inovação. O processo educacional não é estático, se atualiza de acordo com as necessidades da sociedade e do mundo. A união entre o inovador e o tradicional não representa em nenhum momento a aniquilação de um dos elementos, mas a soma para que possamos obter melhores resultados. Como exemplo, podemos citar a facilidade de acesso às informações por meio da tecnologia a serviço da Educação. 

Para que não haja confusão entre conceitos, lembramos que o que eliminamos da Educação são as ideias e ações consideradas arcaicas. Aquelas que foram superadas e não têm mais serventia para a vivência atual. Não podemos confundir o arcaico com o tradicional. Por exemplo: ler livros é uma prática tradicional, algumas ideias que constam em alguns deles é que podem ser consideradas arcaicas. Mantemos a prática da leitura por ser essencial à formação humana, mas substituímos ou atualizamos essas ideias à medida que a Ciência avança. Portanto, um livro, que é um elemento tradicional, pode conter nele novas propostas de aprendizagem que não imitem aquelas que se tornaram arcaicas.

Da mesma maneira, a tecnologia, incorporada como elemento inovador, chega para dar vivacidade ao antigo e ao tradicional, e não os eliminar. O smartphone pode ser usado para ler artigos, pesquisar imagens, realizar uma avaliação ou atividade on-line, interagir em debates com os colegas. O celular é ativado de acordo com as intencionalidades pedagógicas. Pode ser usado como forma de distração? Sim. E, nesse caso, não será preciso eliminá-lo, mas orientar o aluno em formação para o uso ético.

Em “outra época” formávamos alunos que estivessem preparados para o mundo por meio do acúmulo de informação. Essa perspectiva se modificou e hoje, além da informação e do conhecimento, é preciso entender como aplicar esse conhecimento para ajudar a resolver os problemas que a atualidade nos impõe. E, acima de tudo, formar alunos para que desenvolvam e dominem suas competências. A união entre tradição e inovação promove o desenvolvimento para esse novo entendimento do mundo em que definir um propósito de vida alinhado à compreensão da realidade garante ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências: ter boa comunicação, ter iniciativa (empreender), saber cuidar de si e dos outros (Educação Socioemocional) e saber conviver plenamente (família e círculos sociais). O conhecimento construído como base ao longo da história, unido aos elementos inovadores – tecnologia e metodologias – irão colaborar na formação de um cidadão autônomo, que ajudará a apresentar soluções para os problemas humanos. Inovar significa encontrar novas soluções para os novos problemas.

Podemos concluir, portanto, que a conexão entre a tradição e a inovação resulta em uma Educação de qualidade ampliada, pois ambos interagem, promovendo maior brilho e influência sobre a ação humana.

* Ivo Erthal é coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional.

Para mais informações sobre a Eletrobras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter